Novo ‘emprego’ atrai mulheres para presídios em SC: “R$1.200 por duas visitas íntimas”

Publicado em 25/04/2024 20h38

Mudança nas regras para visitas em presídios de Santa Catarina facilitou a vida de detentos e fez surgir até mesmo uma nova ‘profissão’. Até o final de 2023, apenas familiares de 1º grau podiam visitar réus nas unidades prisionais catarinenses. Todavia, uma ação da Defensoria Pública fez com que fosse permitido a visitação dos presos por parentes colaterais, por afinidade e até mesmo amigos.

Em janeiro de 2024, uma jovem tentou levar drogas para uma amiga presa na Penitenciária Industrial de Chapecó. Antes, ela sequer poderia visitá-la na unidade. Agora, com o novo regramento exigido pela justiça, a SAP monitora ainda mais atentamente os movimentos nas cadeias de SC.

Foi em 5 de setembro de 2023, nos autos da Ação Civil Pública de n. 030868141.2018.8.24/SC, movida pela Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina, que a 5 ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina determinou que o Estado adotasse as providências necessárias para mudar as regras.

Foi publicada a Portaria n. 3080/GABS/SAP/2023 no Diário Oficial do Estado n. 22150, de 24/11/2023, assegurando ao preso o direito de ser visitado por cônjuge, companheiro, ascendentes, descendentes (incluindo-se enteados), parentes colaterais, parentes por afinidade e amigos em dias e horários previamente agendados pelo estabelecimento penal.

Art. 117. A pessoa presa poderá receber visita do cônjuge, companheiro, ascendentes, descendentes (incluindo-se enteados), parentes colaterais, parentes por afinidade e amigos, em dias e horários previamente agendados pelo estabelecimento penal. (Alteração determinada por decisão judicial proferida nos autos da Ação Civil Pública nº 030868141.2018.8.24.0023).

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) também decidiu, em setembro de 2023, a favor do retorno da entrega de alimentos e produtos de higiene em presídios e instituições socioeducativas, marcando um prazo de cinco dias para que o Estado comunique as novas diretrizes aos estabelecimentos.

Desde as primeiras semanas da pandemia da COVID-19 em abril de 2020, a entrega desses produtos estava proibida como medida preventiva contra a propagação do vírus. A Defensoria Pública do Estado alegou que não há mais justificativa sanitária para tal restrição e moveu uma ação civil pública, que agora foi corroborada pelo TJSC.

O Estado de Santa Catarina, por sua vez, argumentou que a proibição estava alinhada com a Constituição e que a retomada dessa prática colocaria em risco a saúde dos apenados.

Além disso, tal medida exigiria a realocação de servidores para atividades de fiscalização e higienização dos itens entregues.

O desembargador relator do caso discordou do Estado, citando insuficiências no fornecimento de itens básicos aos presos, uma responsabilidade constitucional do poder público.

A partir do dia 1º de outubro, o número de visitas a detentos também foi aumentado, de três para cinco por mês, incluindo duas visitas íntimas, conforme a portaria 2595.

Imagens mostram o momento exato em que um entregador de água, de 38 anos, perdeu…

Na madrugada de sábado (15), uma mulher foi brutalmente agredida pelo marido, com quem era…

Um entregador de água, de 38 anos, morreu após um acidente envolvendo sua moto e…

A Polícia Militar de Gaspar recuperou, na tarde deste domingo (17), uma caminhonete Toyota Hilux…

A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) protocolou uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando…

O governador de Santa Catarina ressaltou, em uma declaração recente, a ampliação da capacidade hospitalar…

Moradores de um condomínio no bairro Morretes, em Itapema, estão indignados com uma situação inesperada…

Um grave acidente tirou a vida de um motociclista na rua José Pereira Liberato, no…

Na manhã desta segunda-feira (17), trabalhadores que passavam pela estrada municipal Timbézinho, no bairro Fernandes,…

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Homicídios da Divisão de…

Um incêndio atingiu uma edificação de dois pavimentos na noite deste sábado (15), em Blumenau….

Uma caminhonete Toyota Hilux, furtada na madrugada de domingo (16) no bairro Meia Praia, em…

Um acidente entre dois automóveis mobilizou equipes de resgate na BR-282, em Rancho Queimado, na…

Casais residentes em Itajaí terão a oportunidade de oficializar a união gratuitamente no Casamento Coletivo…

O menino vítima de uma descarga elétrica em Itajaí foi transferido para o Hospital Infantil…

Pesquise notícias

Últimas Notícias