Operação "Fake Toys" investiga empresa de SC por contrabando de brinquedos

A Polícia Federal, em colaboração com a Receita Federal, cumpre mandados de busca e apreensão em Santa Catarina e São Paulo

Operação "Fake Toys" investiga empresa de SC por contrabando de brinquedos

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na manhã desta quinta-feira (10), a Polícia Federal deflagrou a operação “Fake Toys” em Joinville, no Norte de Santa Catarina, contra uma empresa investigada por contrabando e revenda sem autorização de brinquedos importados que imitam marcas famosas.

Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Joinville e Araquari, em Santa Catarina, e São Paulo, na capital paulista. A ação ocorreu após a denúncia de uma empresa sul-coreana, titular de marca de personagens infantis, em 2021.

De acordo com o delegado Jorvel Eduardo Albring Veronese, a empresa sediada em Joinville estava importando e distribuindo no mercado nacional diversos brinquedos que replicavam embalagens e produtos originais, inclusive com a estampa de selo falsificado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A Polícia Federal, em colaboração com servidores da Receita Federal, deve agora identificar o processo de aquisição dos produtos no exterior, a origem dos itens falsificados e as pessoas envolvidas no crime.

A operação "Fake Toys" ressalta o comprometimento das autoridades com a proteção de marcas e a segurança dos consumidores. Os crimes investigados na operação, descaminho e contrabando, podem resultar em penas máximas de até nove anos de reclusão.