Portal Engeplus
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Em outubro, ciclones extratropicais formados no Sul do Brasil podem atingir o estado de Santa Catarina, alertam meteorologistas.
Segundo Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, o fenômeno é esperado durante o mês, trazendo consigo ventos fortes, mar agitado e potencial para ressacas, afetando principalmente atividades de navegação e pesca.
A formação de ciclones é comum em outubro devido às condições climáticas favoráveis, diminuindo a frequência em novembro e dezembro. Além dos ciclones, outubro deverá ser marcado por chuvas de primavera intensas, chegando a acumulados de até 280 mm no Oeste, e entre 140 e 180 mm do Planalto ao Litoral.
A influência de um El Niño intenso persiste nesta primavera, elevando os riscos de eventos extremos como chuvas fortes e temporais com raios, granizo e ventania. Daniel Calearo, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), afirma que em anos de El Niño, como 2023, a possibilidade de formação de ciclones é ainda maior, afetando o tempo por meio de nebulosidade, chuvas, variações de temperatura e ventos intensos.
Os ciclones, uma vez formados na região costeira, tendem a atuar por menos de 24 horas próximo ao litoral, antes de se deslocarem para o sudeste e se afastarem para o Oceano Atlântico.