Outubro promete intensos ciclones extratropicais em SC

Fenômeno tende a ser mais intenso devido ao El Niño, que assola o Brasil neste ano

Outubro promete intensos ciclones extratropicais em SC

Portal Engeplus

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em outubro, ciclones extratropicais formados no Sul do Brasil podem atingir o estado de Santa Catarina, alertam meteorologistas.

Segundo Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, o fenômeno é esperado durante o mês, trazendo consigo ventos fortes, mar agitado e potencial para ressacas, afetando principalmente atividades de navegação e pesca.

A formação de ciclones é comum em outubro devido às condições climáticas favoráveis, diminuindo a frequência em novembro e dezembro. Além dos ciclones, outubro deverá ser marcado por chuvas de primavera intensas, chegando a acumulados de até 280 mm no Oeste, e entre 140 e 180 mm do Planalto ao Litoral.

A influência de um El Niño intenso persiste nesta primavera, elevando os riscos de eventos extremos como chuvas fortes e temporais com raios, granizo e ventania. Daniel Calearo, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), afirma que em anos de El Niño, como 2023, a possibilidade de formação de ciclones é ainda maior, afetando o tempo por meio de nebulosidade, chuvas, variações de temperatura e ventos intensos.

Os ciclones, uma vez formados na região costeira, tendem a atuar por menos de 24 horas próximo ao litoral, antes de se deslocarem para o sudeste e se afastarem para o Oceano Atlântico.