Reprodução / Redes sociais
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Uma gravíssima ocorrência envolvendo maus-tratos contra animais foi registrada nesta terça-feira (17) em Tijucas, na Grande Florianópolis, em Santa Catarina.
De acordo com informações do ativista da causa animal Júlio Bucoski, atualmente vereador em exercício pelo PP em Tijucas, o caso ocorreu nas imediações da Academia AD3, no bairro XV de Novembro (apenas para referência), local muito movimentado no município.
Um pit bull conseguiu fugir de sua residência e literalmente devorou outro cão que encontrou solto na rua. O pit bull está em situação crítica de maus-tratos e desnutrição. Júlio Bucoski chamou a polícia e o GOR para o registro da ocorrência. O tutor do pit bull não foi localizado até o momento, mas já se sabe sua identidade e endereço.
Há pouco mais de um mês, Júlio também protagonizou o resgate de outro pit bull, também em Tijucas. O animal foi encontrado em condições deploráveis, sem comida, água e visivelmente desnutrido. "Cena triste demais, quem faz esse tipo de barbárie tem coragem de fazer qualquer coisa", desabafou o vereador.
Júlio, que é ex-diretor de Bem-Estar Animal da cidade, precisou deixar o cargo para poder concorrer como vereador de Tijucas. Apesar disso, ele continua atuando na causa animal e expressa preocupação com o constante abandono de cães da raça pit bull.
"Foram vários casos no último mês. Algumas pessoas acham que ter um pit bull é simples, mas estão erradas. É uma raça que precisa ser criada com ainda mais atenção e respeito, pois possuem muita energia e força. Quando não recebem o cuidado necessário, acabam sofrendo nas mãos de donos irresponsáveis", destacou.
O vereador Maickon Campos Sgrott (PP), atualmente candidato a prefeito de Tijucas, é entusiasta da causa e foi o idealizador da criação da Diretoria de Bem-Estar Animal em Tijucas. Ele defende a adoção de medidas para multar quem comete esses crimes.
"Várias cidades catarinenses já possuem leis que fazem doer no bolso de quem maltrata ou abandona cães, gatos e outros animais. Tijucas também precisa", afirma Maickon.