Divulgação
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
A Polícia Civil de Santa Catarina, em parceria com de Goiás, recuperou em Itajaí uma carga de 90 toneladas de frango congelado. A ação faz parte de uma operação conjunta que teve início após um golpe aplicado por um grupo criminoso em Bela Vista de Goiás, no dia 30 de abril de 2024.
O grupo, de atuação interestadual, causou um prejuízo de R$ 1,85 milhões ao subtrair nove cargas de frango congelado. O esquema envolvia um dos integrantes se passando por representante de grandes redes de supermercados de São Paulo, negociando a compra de grandes quantidades de alimentos, especialmente carnes.
Após a coleta das cargas, a empresa vítima descobriu o golpe semanas depois, quando a liquidação dos boletos foi negada. Ao contatar a suposta rede compradora, foi informada de que a compra não era reconhecida. Para transportar as cargas sem levantar suspeitas, o grupo utilizava notas fiscais fornecidas por empresas especializadas em emitir documentos falsos.
A Polícia Civil de Goiás iniciou as investigações e, em colaboração com a Polícia Civil de Santa Catarina, identificou o modus operandi dos criminosos e localizou parte das cargas roubadas. A equipe da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC/DEIC) de SC, coordenada pelo Delegado Osnei Valdir de Oliveira, realizou uma operação no bairro Espinheiros, em Itajaí, onde apreendeu as 90 toneladas de frango em um armazém de estocagem. A empresa responsável pelo armazenamento não tinha conhecimento da origem ilícita dos produtos.
Durante a operação, um dos integrantes do grupo foi preso em flagrante por receptação qualificada e uso de documento falso. Após a representação do Delegado, sua prisão foi convertida em preventiva. A ação contou com o apoio da Divisão de Investigação Criminal de Porto União.