Rio Grande do Sul enfrenta aumento de desalojados devido a enchentes; número sobe para 327 mil

Catástrofe no Rio Grande do Sul: Desalojados dobram em 24 horas em face de enchentes devastadoras

Rio Grande do Sul enfrenta aumento de desalojados devido a enchentes; número sobe para 327 mil

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Rio Grande do Sul está vivenciando uma escalada em seu número de desalojados devido a enchentes. De acordo com informações da Defesa Civil do estado, na última quinta-feira (9), o total de pessoas afetadas que precisaram deixar suas casas alcançou 327.105, o dobro do registrado no dia anterior.

Cerca de 1,74 milhão de moradores do estado foram impactados de diversas maneiras pelas enchentes, enfrentando desde a perda de suas residências até a escassez de serviços essenciais como eletricidade, água e acesso a alimentos. 

Atualmente, 68.519 pessoas estão sendo acolhidas em abrigos estaduais, configurando um esforço massivo para responder às emergências crescentes.

O estado tem 431 municípios afetados pelas enchentes, o que representa mais de 80% de todo o território gaúcho. 

A crise já resultou em 107 mortes, deixou 134 pessoas desaparecidas e outras 754 feridas.

Diante dessa situação, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a continuidade das chuvas fortes, previstas para se estender até o domingo (12). As áreas que devem ser mais afetadas incluem o Centro-Norte e Leste do Rio Grande do Sul, além do Litoral Norte e parte do Sul de Santa Catarina.

As autoridades estão em alerta máximo, particularmente com o aumento do nível dos rios no sul do estado, que já começaram a transbordar.