Rio transborda e dez famílias são resgatadas em operação de emergência em SC
Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Xanxerê atuam em resgates. Cidade registrou mais de 100 mm de chuva nas últimas 12h.
Por Equipe Jornal Razão·19 out 2023·4 min de leitura·Atualizado há 2 anos
Foto: Reprodução
Publicidade
Na madrugada desta quinta-feira (19), o rio Xanxerê transbordou devido a um volume alto de chuva, isolando famílias em Xanxerê. O Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil local foram se mobilizaram para resgatar o total de dez famílias afetadas.
Durante as ações de resgate, o Corpo de Bombeiros Militar, sob a orientação do Major Ismael Mateus Piva, trabalhou para evacuar os moradores atingidos e fornecer orientações de segurança.
Publicidade
Segundo o Cabo Prudêncio, Chefe de Socorro Bombeiros Xanxerê, os bairros mais afetados foram Villa União, Passo Trancado, Bortolon, dos Esportes e o Centro da cidade. Um bote foi empregado no resgate, garantindo a segurança de crianças, idosos e um cadeirante. Felizmente, não houve registro de feridos.
Dados da Defesa Civil indicam que choveram 102,6 mm em Xanxerê nas últimas 12h. Além dos impactos nas residências, muitos comércios e veículos também ficaram alagados. Os bairros Vila União, Passo Trancado, Bortolom, dos Esportes e a Avenida La Salle, uma das principais vias da cidade, foram os mais afetados.
A situação, embora crítica nas primeiras horas, agora está sob controle, conforme relato do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. A chuva diminuiu e os esforços continuam para garantir a segurança da população e auxiliar na recuperação da cidade.