Rodovias do Norte de SC são liberadas após semanas de alagamentos

Tráfego é restabelecido e moradores começam a deixar abrigos

Rodovias do Norte de SC são liberadas após semanas de alagamentos

Divulgação/ Imagem ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Nesta terça-feira (24), as rodovias do Norte de Santa Catarina, que estavam bloqueadas devido a alagamentos causados por chuvas intensas, foram reabertas ao tráfego. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou pontos críticos nas rodovias BR-280 e BR-476, embora com restrições. A situação ocorre duas semanas após enchentes devastadoras que forçaram milhares de pessoas a buscar refúgio em abrigos.

Em Porto União, os acessos pela BR-280 foram liberados na manhã desta terça-feira para carros de passeio, após uma interdição que deixou o município isolado por aproximadamente uma semana. Anteriormente, na segunda-feira (23), trechos da via já haviam sido liberados para caminhões e veículos pesados. Um segmento da BR-476, entre Porto União (SC) e União da Vitória (PR), continua sob obras após desabar há mais de 15 dias. Desvios foram implementados e motoristas são alertados para a necessidade de cautela.

As cidades de Três Barras e Mafra foram as mais afetadas pelas enchentes, registrando um total de mais de 5.000 desalojados. Conforme informações da prefeitura de Três Barras, ainda há 1.050 pessoas em abrigos, mas espera-se que esses números diminuam ao longo da semana. Em Canoinhas, apenas 109 pessoas permanecem fora de suas casas, com expectativa de retorno até a próxima quarta-feira (25).

Em relação ao sistema educacional, as aulas que foram canceladas nas áreas rurais devem ser retomadas em meados desta semana. Segundo as autoridades, as faltas dos estudantes que foram impossibilitados de comparecer às escolas durante o período de enchentes serão justificadas.

Em Rio Negrinho e Campo Alegre, a situação já foi normalizada, sem mais desalojados ou pontos de alagamentos registrados. Enquanto as famílias começam a retornar às suas casas, as autoridades continuam monitorando a situação das vias e a previsão do tempo, visando evitar novos incidentes.


Com informações de NSC Total