Santa Catarina prevê diminuição das chuvas, mas mantém alerta para deslizamentos

A Defesa Civil manteve o alerta para alto risco de deslizamentos devido à saturação do solo pelas chuvas acumuladas.

Santa Catarina prevê diminuição das chuvas, mas mantém alerta para deslizamentos

Reprodução/ G1

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Desde a última quinta-feira (2), Santa Catarina tem enfrentado fortes chuvas que causaram diversos estragos pelo estado. Até a noite desta sexta (3), quatro cidades declararam situação de emergência devido aos impactos severos das condições climáticas. As chuvas resultaram em alagamentos e deslizamentos, especialmente nas regiões sul e oeste, próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. A previsão para o fim de semana indica uma diminuição nas chuvas, embora ainda exista a possibilidade de temporais isolados com raios e ventos fortes. A Defesa Civil manteve o alerta para alto risco de deslizamentos devido à saturação do solo pelas chuvas acumuladas.

Em resposta à situação, a Defesa Civil ofereceu uma série de recomendações para a população local. Em caso de tempestades, aconselha-se buscar abrigo longe de árvores e objetos que possam ser lançados pelos ventos. Para alagamentos, recomenda-se evitar contato com as águas e não transitar por áreas inundadas. 

Também é crucial observar sinais de deslizamentos, como inclinação de postes e árvores, além do surgimento de rachaduras em estruturas. Em situações de emergência, os moradores podem contactar os serviços de emergência disponíveis.

A situação em Santa Catarina continua sendo monitorada de perto pela Defesa Civil, que alerta para a possibilidade de mais chuvas e recomenda cautela à população das áreas mais afetadas.



Com informações do G1