Embora o ciclone extratropical que atingiu o litoral sul do Brasil comece a se afastar para alto mar, a Defesa Civil mantém o alerta para chuvas e rajadas de vento nesta sexta-feira (16), especialmente no litoral sul do estado. Nessa região, os ventos podem chegar a 80 km/h, trazendo agitação marítima, chuvas isoladas e ventos fortes para Santa Catarina.
Entretanto, uma área de alta pressão é esperada para reduzir a intensidade desses eventos nos próximos dias, permitindo que o sol predomine e traga uma sensação de frio para a região. Ainda assim, por conta das fortes chuvas dos últimos dias, há um risco moderado de deslizamentos na região sul do estado, de acordo com a Defesa Civil.
Na sexta-feira (16), mesmo com o ciclone se distanciando, a formação de nuvens e ocorrência de chuvas isoladas de fraca intensidade são favorecidas, principalmente nas regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.
As condições marítimas são de agitação a muito agitada, com ondas de sudoeste a sul no litoral de Santa Catarina. As ondas podem atingir alturas de 2,5 m, com picos de até 3,5 m no Litoral Sul e em Florianópolis. A combinação de mar agitado, ventos fortes e maré sizígia aumenta o risco de alagamentos costeiros.
As autoridades, por sua vez, classificam o risco para ocorrências relacionadas à agitação marítima e ressaca como moderado a alto.
Previsão do Final de Semana
No sábado (17), espera-se que uma área de alta pressão domine o cenário, resultando em um dia de sol com algumas nuvens em todo o estado. As temperaturas máximas devem chegar aos 21°C no Litoral Norte e no Baixo/Médio Vale, enquanto as rajadas de vento devem diminuir ao longo do dia.
No domingo (18), a alta pressão continua, mantendo o sol predominante e poucas nuvens no céu de Santa Catarina. Durante a tarde, as máximas devem atingir 15°C no Planalto Sul e variar de 16 a 21°C na maior parte do estado.