Semana começa com sol em SC mas tempo volta a mudar já nesta terça (21)

Frente fria se aproxima, aumentando a expectativa de temporais

Semana começa com sol em SC mas tempo volta a mudar já nesta terça (21)

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Esta segunda-feira (20) amanheceu com nevoeiros no Meio-Oeste e litoral de Santa Catarina, que se dissiparam no decorrer da manhã, dando lugar ao sol que deverá prevalecer durante o dia. 

Segundo a meteorologista da Defesa Civil Ana Luiza Dors Wilke, a temperatura no estado pode chegar a 34°C no Oeste e Extremo Oeste, enquanto rajadas de vento de até 50 km/h são esperadas no Litoral Sul pela noite.

No decorrer da tarde e noite, a previsão é de aumento de nebulosidade em todo o estado, com possibilidade de chuva fraca e isolada no Grande Oeste, influenciada pela combinação de calor e umidade, e no Litoral Norte, devido à circulação marítima. As rajadas de vento devem variar de nordeste a leste, alcançando 30 a 50 km/h no Litoral Sul ao anoitecer.

A metereologista destaca o risco alto de deslizamentos e inundações graduais, consequência dos volumes de chuva recentes. O mar está calmo, com ondas sul/sudeste entre 0,5 m e 1,0 m e picos que podem chegar a 1,5 m ao longo da costa.

As condições climáticas tendem a mudar a partir de terça-feira (21), com a previsão de chuvas e temporais isolados por todo o território catarinense, devido a uma nova frente fria. Esta mudança segue a estabilidade temporária proporcionada por uma massa de ar seco.

A Defesa Civil alerta para o risco de deslizamentos e inundações graduais, após os recentes volumes de chuva.

Com o avanço da frente fria durante a semana, espera-se que chuvas mais intensas e generalizadas atinjam o estado entre quarta-feira (22) e quinta-feira (23), com acumulados significativos de precipitação.

As autoridades mantêm monitoramento constante e prometem atualizações frequentes para a população.