Termina prazo estimado de oxigênio do submarino desaparecido no fundo do Oceano Atlântico

Veículo submersível desceu às profundezas do Oceano Atlântico, com cinco ocupantes para visitar os destroços do Titanic, mas perdeu contato pouco tempo depois do início da jornada

Termina prazo estimado de oxigênio do submarino desaparecido no fundo do Oceano Atlântico

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A busca pelo submarino Titan, que desapareceu durante uma expedição aos destroços do Titanic, está entrando no quarto dia com poucas esperanças de encontrar os cinco ocupantes com vida.

Segundo a Guarda Costeira dos Estados Unidos, o suprimento de oxigênio do submarino provavelmente se esgotará na manhã desta quinta-feira (22). No entanto, um especialista em medicina hiperbárica sugere que ainda há uma pequena possibilidade de sobrevivência.

Ken LeDez, especialista em medicina hiperbárica da Memorial University em St John's, no Canadá, revelou à BBC que as equipes de resgate podem ter mais tempo do que o estimado inicialmente. Ele explicou que o suprimento de oxigênio no submarino provavelmente diminuirá gradualmente, o que poderia estender o tempo de sobrevivência dos ocupantes, dependendo de suas condições físicas.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

LeDez também considera a possibilidade de que pelo menos um dos ocupantes possa ter sobrevivido e esteja aguardando resgate. Ele enfatiza que cada organismo reage de maneira diferente em condições extremas, o que significa que há uma chance de alguém ter resistido até o momento.

Na quarta-feira (21), a guarda costeira relatou ter detectado ruídos no fundo do mar, mas não pôde determinar sua origem ou confirmar se eram sinais do submarino desaparecido.

Além da falta de oxigênio, os tripulantes enfrentam o desafio da hipotermia, uma vez que estão a uma profundidade de 3.800 metros, onde a temperatura da água é de aproximadamente 0°C.

O submarino Titan transportava um grupo diversificado de pessoas, incluindo o milionário britânico Hamish Harding, presidente da Action Aviation; Shahzada Dawood, um empresário paquistanês e seu filho Suleman; o mergulhador francês especializado em destroços do Titanic, Paul-Henri Nargeolet; e Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions.

O submarino perdeu contato com o navio de apoio no domingo (18), logo após iniciar sua descida em direção aos destroços do Titanic. A causa do desaparecimento ainda é desconhecida, deixando dúvidas se houve algum problema mecânico ou se o submarino ficou preso.