Tragédia em SC: bebê de 16 dias morre após se afogar com leite materno

Bebê chegou a ser socorrido, porém ao chegar ao hospital, já estava sem sinais vitais

Tragédia em SC: bebê de 16 dias morre após se afogar com leite materno

Reprodução

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na manhã deste domingo (7), um trágico incidente chocou a cidade de Araranguá. Um bebê de apenas 16 dias de vida morreu após se afogar com leite materno no bairro Barranca. O Corpo de Bombeiros foi acionado e iniciou os atendimentos no local.

De acordo com informações dos Bombeiros, os primeiros socorros foram prestados e, durante o transporte para o Hospital Regional de Araranguá, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado para assumir a ocorrência. Infelizmente, ao chegar ao hospital, o bebê já estava sem sinais vitais.

A Funerária Anjos comunicou o falecimento do pequeno Benjamin Vanuti Gonçalves, que deixa seus pais, Bruna e Fernando, enlutados pela perda precoce do filho. O velório ocorrerá a partir das 14h desta tarde na capela do cemitério Jardim da Paz, em Araranguá. O sepultamento está previsto para às 17h no mesmo local.

A tragédia ocorrida em Araranguá evidencia a necessidade de informar aos pais e responsáveis sobre como proceder em caso de engasgo com leite materno, a fim de prevenir acidentes similares. Seguem algumas orientações importantes:

Manobra de Heimlich para bebês

Sente-se e coloque o bebê de bruços em seu antebraço, segurando firmemente a cabeça e o pescoço com a mão.

Com a outra mão, dê cinco palmadas firmes e rápidas nas costas do bebê, entre as omoplatas.

Vire o bebê de barriga para cima, apoiando a cabeça e o pescoço, e com dois dedos, aplique até cinco compressões rápidas e firmes no centro do peito, logo abaixo da linha dos mamilos.

Alterne entre as palmadas nas costas e as compressões no peito até que o objeto seja expelido ou o bebê comece a respirar.

Chame o serviço de emergência

Se o bebê não estiver respirando após as manobras, ligue imediatamente para o serviço de emergência local (como o SAMU - 192) e informe a situação.

Inicie a RCP (Reanimação Cardiopulmonar) se necessário

Se o bebê ainda não estiver respirando após as manobras de Heimlich e o serviço de emergência estiver a caminho, inicie a RCP (apenas se você tiver treinamento adequado).

Realize 30 compressões torácicas seguidas de duas ventilações boca a boca, até que o socorro médico chegue ao local.

Prevenção

Amamente o bebê em posição semi-inclinada, mantendo a cabeça mais alta que o estômago.

Fique atento aos sinais de engasgo do bebê e respeite o tempo de arroto após a mamada.

Ressalta-se que a orientação e o treinamento adequado em primeiros socorros e RCP são fundamentais para os pais e cuidadores. Cursos oferecidos por instituições reconhecidas, como a Cruz Vermelha e o Corpo de Bombeiros, são uma excelente opção para adquirir conhecimentos e habilidades necessárias para agir em situações de emergência.