URGENTE: "As pessoas precisam de água e comida hoje", implora morador do Alto Vale

Após enchentes devastadoras, moradores do Alto Vale do Itajaí denunciam ‘abandono‘

URGENTE: "As pessoas precisam de água e comida hoje", implora morador do Alto Vale

Reprodução / Rio do Sul enfrentou uma das maiores enchentes de sua história

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na manhã desta segunda-feira (20), um morador do Alto Vale do Itajaí fez um apelo desesperado por auxílio.

Segundo afirma, a região, devastada por enchentes recorrentes, enfrenta uma situação crítica, com falta de recursos básicos como água potável e alimentos.

O morador expressou, ainda, frustração e indignação com a falta de assistência efetiva do governo federal e convocou a atenção nacional para a crise humanitária que se desenrola na região. Ele afirma que a localidade foi “abandonada” e necessita de ajuda de outros estados, porque, conforme relata, “Santa Catarina está quebrada”.

Ele também contou sobre as situações adversas que habitantes da região estão passando. “As pessoas perderam suas casas. (…) Nós não queremos obra, agora não queremos obra, nós não queremos promessas, nós queremos água e pão. (…) Precisamos de helicóptero para levar doentes (…). A sociedade civil não dá mais conta”, explicou.

O Alto Vale, que inclui cidades como Rio do Oeste, Laurentino, Rio do Sul, e outras, tem enfrentado inundações severas, deixando muitos sem abrigo, água ou comida. A situação se agravou após a enchente de sábado (18), considerada uma das maiores da história de Rio do Sul, com o Rio Itajaí-Açu atingindo 13,04 metros.

No domingo (19), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) relatou a desmobilização parcial de equipes de resgate na região, iniciando operações de ajuda humanitária e recuperação dos municípios afetados. Uma equipe especializada, liderada pelos majores Bruno Azevedo Lisboa e Alan Delei Cielusinky, foi enviada ao Alto Vale, juntamente com caminhões de ajuda e um helicóptero.

O Corpo de Bombeiros, sob o comando do coronel Fabiano de Souza, acompanhou o governador Jorginho Mello (PL) na avaliação das necessidades urgentes da região. Apesar disso, moradores da região expressam que as medidas são insuficientes diante da magnitude da crise, enfatizando a necessidade urgente de mais ajuda e recursos.