Vovó de 75 anos que atuava no tráfico de drogas em Santa Catarina é presa no Paraná

Ela é investigada por participação em grupo criminoso que movimentava um milhão de reais por semana com o tráfico

Vovó de 75 anos que atuava no tráfico de drogas em Santa Catarina é presa no Paraná

Divulgação / PCPR

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Uma ação policial resultou na prisão de 29 pessoas, incluindo uma idosa de 75 anos, em uma operação contra o tráfico de drogas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro. O grupo criminoso desmantelado movimentava aproximadamente um milhão de reais semanalmente, segundo informações da Polícia Civil.

Ao todo, foram cumpridos 121 mandados judiciais e apreendidos cerca de 200 quilos de entorpecentes. A operação ocorreu simultaneamente em diferentes cidades, incluindo São José e Itapema em Santa Catarina, Curitiba, São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara e Foz do Iguaçu no Paraná, além do Rio de Janeiro e Itaguaí.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Os mandados incluíam 29 prisões preventivas, 51 buscas e apreensões, 16 bloqueios de veículos, 5 sequestros de bens imóveis e 20 bloqueios de valores. A investigação teve início a partir de um flagrante realizado pela Polícia Civil em agosto de 2022, quando foram detidas quatro pessoas e apreendidos 15 quilos de cocaína no bairro Alto, em Curitiba.

De acordo com o delegado Victor Loureiro, responsável pela operação, o grupo era responsável pelo abastecimento de pontos de venda de drogas e pelo envio de grandes quantidades de entorpecentes a traficantes associados. Além disso, o grupo utilizava táticas de lavagem de dinheiro, adquirindo imóveis e carros de luxo para ocultar os valores ilícitos.

A idosa, inicialmente supõe-se que não estava diretamente envolvida com o tráfico, mas teria auxiliado seus netos, que seriam os principais responsáveis pela atividade criminosa. Entre os investigados, destacam-se os dois netos da idosa. Segundo o delegado Loureiro, eles possuíam uma movimentação financeira considerável, incompatível com suas supostas rendas.

Apesar de negar envolvimento nos crimes, a idosa foi detida devido à apreensão de 50 quilos de drogas, entre cocaína e crack, em sua residência. A polícia acredita que ela tinha pleno conhecimento das atividades ilícitas, uma vez que a droga estava em local de fácil acesso aos moradores.

Os envolvidos responderão por diversos crimes, como tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo, corrupção de menores e lavagem de dinheiro. As penas podem chegar a 43 anos de prisão, se somadas. A operação foi realizada na semana passada, no dia 25. 

Com informações do Portal Dani Meller.