Bombinhas é destaque internacional com premiação na Alemanha

Comunidade de Bombinhas celebra prêmio internacional pela Pesca Artesanal da Tainha

Bombinhas é destaque internacional com premiação na Alemanha

Reprodução / PMB

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Pesca Artesanal da Tainha de Bombinhas é uma tradição centenária que tem sido passada de geração em geração. A atividade não só fornece alimento e sustento para muitas famílias, mas também faz parte da identidade cultural da região e é um exemplo de como a tradição pode se tornar uma fonte de turismo sustentável.

Os meses de maio a julho são uma época especial em Bombinhas, pois é quando os cardumes de tainha começam a chegar e os pescadores e comunidade se preparam para a Pesca da Tainha. A atividade é realizada com canoas de um pau só, que são embarcações tradicionais da região, e envolve muita dedicação e trabalho árduo.

A Pesca Artesanal da Tainha é uma atividade que requer muito respeito pela natureza e pelos peixes. Os pescadores e a comunidade local se esforçam para evitar qualquer atividade que possa interferir no curso natural dos cardumes, como banhos de mar, pesca esportiva e outras atividades que possam propagar o som na água.

Nesta terça-feira, 07 de março, Bombinhas foi premiada na Alemanha com o primeiro lugar na categoria Cultura e Tradição no concurso Green Destinations Story Awards. A história da Pesca Artesanal da Tainha de Bombinhas foi reconhecida como uma das mais inspiradoras e marcantes Histórias de Boas Práticas entre os destinos selecionados na competição Top 100 Stories 2022.

"Estamos muito felizes e honrados por receber esse prêmio de destaque turístico na Alemanha, que reconhece a importância da Pesca Artesanal da Tainha para a cultura e turismo sustentável de Bombinhas. Esse reconhecimento internacional é um incentivo para que continuemos a valorizar e preservar essa tradição centenária, que é uma parte vital da nossa identidade cultural. A Pesca Artesanal da Tainha é uma atividade que envolve muita dedicação e trabalho árduo por parte dos pescadores e da comunidade local, e que tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico e cultural da nossa região. Parabéns aos nossos pescadores e à nossa comunidade por essa conquista", destacou o prefeito Paulinho.

O prêmio destaca a importância da Pesca Artesanal da Tainha para a cultura e turismo sustentável de Bombinhas e reconhece a dedicação dos pescadores e da comunidade local em preservar essa tradição centenária. A conquista coloca o menor município de Santa Catarina na mira do turismo sustentável internacional e mostra como a tradição pode ser uma fonte de desenvolvimento econômico e cultural para a região.

Em resumo, a Pesca Artesanal da Tainha é mais do que uma atividade econômica em Bombinhas, é uma manifestação cultural que reúne pessoas, saberes, história e cultura, repassada de geração em geração. A premiação em Berlim é o reconhecimento internacional da importância dessa tradição e um incentivo para que continue sendo preservada e valorizada por muitos anos.