Nova pesquisa do IBGE indica que SC apresenta 2º maior crescimento populacional do Brasil

Com alta de 21,78% em 12 anos, o estado ultrapassa a média nacional de crescimento, sendo impulsionado pela qualidade de vida e desenvolvimento humano

Nova pesquisa do IBGE indica que SC apresenta 2º maior crescimento populacional do Brasil

Divulgação/ Reprodução/ Portal da Ilha

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Santa Catarina se tornou o segundo estado brasileiro com maior crescimento populacional, um aumento de 21,78% em 12 anos, atingindo 7.609.601 habitantes, de acordo com o Censo de 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28).

Esse salto populacional, principalmente no litoral, ultrapassou a média nacional e está associado aos altos índices de qualidade de vida e desenvolvimento humano.

O crescimento populacional do estado catarinense está acima da média nacional, que se fixa em 6,45%. Entre 2010 e 2022, o estado ganhou 1.361.165 novos habitantes, com 217.008 deles se estabelecendo em Florianópolis e Joinville, as duas maiores cidades catarinenses.

Diversos fatores contribuem para o aumento da população residente no estado, destacando-se entre eles a alta qualidade de vida e o desenvolvimento humano. O crescimento se distribui por todas as regiões do estado, com 224 dos 295 municípios registrando um aumento de habitantes no período entre os dois últimos censos.

Os dados do Censo também mostram que o litoral catarinense é o destino principal da expansão demográfica do estado. Das 20 cidades que registraram maior crescimento proporcional de habitantes, 18 estão na costa.

A cidade de Itapoá, localizada na costa norte do estado, foi a que apresentou o maior crescimento nos últimos 12 anos em Santa Catarina: a população aumentou 108,3%, de 14.763 para 30.750 habitantes. Isso torna Itapoá a quinta cidade brasileira com o maior crescimento proporcional da população.


Com informações de NSC Total.