PIB de SC cresce e exportações batem recorde

Com esses resultados positivos, Santa Catarina se consolida como um importante centro econômico do país

PIB de SC cresce e exportações batem recorde

DIVULGAÇÃO / Wenderson Araujo

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina cresceu 3% em 2022, segundo o Boletim de Indicadores Econômicos-Fiscais divulgado pelo governo estadual.

O estado também registrou um recorde na exportação, impulsionado por segmentos como frango, papel e celulose, madeiras, motores e peças. As exportações alcançaram US$ 11,966 bilhões, com destaque para os Estados Unidos, Chile, México, Argentina e Japão.

A China, um dos principais compradores de Santa Catarina, reduziu a demanda por suínos e soja, mas o aumento nas vendas para outros países compensou essa queda.

Além disso, a economia catarinense continua crescendo em 2023. Nos dois primeiros meses do ano, foram comercializados US$ 6,2 bilhões em produtos importados e exportados. As exportações de bens de capital cresceram 32,4% em relação ao mesmo período de 2022. Os Estados Unidos foram o principal comprador de Santa Catarina, seguido pela China e Argentina.

Já em relação à importação, a China foi a principal fornecedora, com destaque para produtos como cobre refinado, revestimentos de ferros laminados planos e semicondutores.

Com esses resultados positivos, Santa Catarina se consolida como um importante centro econômico do país, com destaque para sua diversificação e força no setor agropecuário, industrial e de serviços, bem como no comércio exterior.