Porto de Santa Catarina exporta 3,5 mil bois vivos para a Turquia

A viagem tem duração de 18 dias e foi a primeira operação de exportação do tipo desde novembro de 2019

Porto de Santa Catarina exporta 3,5 mil bois vivos para a Turquia

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na última sexta-feira (30), o Porto de Imbituba, situado no Sul catarinense, foi palco de uma grande operação de exportação. Um total de 3.595 bois foram embarcados no navio Shorthorn Express, especializado em transporte de carga viva, com destino à Turquia.

A viagem tem duração de 18 dias e foi a primeira operação de exportação do tipo desde novembro de 2019. Imbituba é atualmente o único porto em Santa Catarina que opera com cargas vivas, prática realizada desde 2016.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

A operação foi supervisionada pela SCPar, empresa que administra o porto, juntamente com servidores do complexo portuário e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A responsabilidade pelo agenciamento do navio e despacho aduaneiro da carga ficou a cargo da Agência Marítima Imbituba (AMIL), enquanto a Simetria Logística foi a empresa responsável pelo embarque no porto.

Os animais, oriundos de propriedades rurais dos três estados do sul do Brasil, vão abastecer o mercado euroasiático. Antes do embarque, eles passaram por um período de quarentena de 21 dias no Estabelecimento Pré-Embarque (EPE), localizado em Capão Alto (SC).

Durante esse processo, as condições sanitárias e o cumprimento de pré-requisitos de bem-estar animal são rigorosamente fiscalizados. Cada animal apto para exportação possui um Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), que atesta sua procedência e o cumprimento das exigências sanitárias.

Fúlvio Rosar Neto, superintendente do MAPA em Santa Catarina, avaliou positivamente a operação. "Esse trabalho é realizado pelo Ministério da Agricultura, nós acompanhamos o embarque e estava tudo dentro das normas legais, então avaliamos que foi um sucesso essa operação", afirmou.