Estudantes de Balneário Camboriú conquistam medalhas em competição internacional de matemática

Trio de gênios representou o Brasil na Tailândia

Estudantes de Balneário Camboriú conquistam medalhas em competição internacional de matemática

Reprodução/ Portal Menina

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Três estudantes de Balneário Camboriú conquistaram medalhas em uma competição internacional de matemática, o International Talent Mathematics Contest (ITMC), em Bangkok, na Tailândia, na última terça-feira (28).

Pedro Bertoglio Marconato, de 16 anos, foi o melhor participante do Brasil, conquistando a medalha de bronze. Além dele, Gabriela Moser dos Santos, Clara Deschamps Bastos e a professora Karina Borges Mendes também conquistaram medalhas de bronze, enquanto Gabriel Souza Guedes levou a medalha de prata. A competição contou com estudantes de diversos países e as provas foram consideradas de alto nível de dificuldade pelos participantes.

Pedro contou que a prova foi bastante desafiadora, com 30 questões em apenas 1 hora e meia. Além disso, os estudantes do Centro Educacional Garcia Volpato (COC) enfrentaram um fuso horário de oito horas, tendo apenas uma noite de descanso antes da prova. "Passamos dois dias no aeroporto, chegamos na Tailândia e dormimos apenas uma noite e logo depois já fizemos a prova", afirmou o estudante.

O sonho de representar o Brasil em uma competição internacional sempre esteve presente na vida de Pedro, que aprendeu matemática com a mãe e tornou-se apaixonado pela disciplina. "Só de estar do outro lado do mundo, 10 horas à frente do Brasil, representando meu país, minha família, quem eu amo, e agora ser presenteado com uma medalha, é tudo muito gratificante", disse Pedro.