Criador do Menino Maluquinho morre aos 91 anos

Desenhista e escritor morreu em casa na tarde deste sábado

Criador do Menino Maluquinho morre aos 91 anos

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Brasil e o mundo das artes perderam neste sábado, 6, um de seus maiores ícones: o desenhista, escritor, chargista, caricaturista e jornalista Ziraldo, que faleceu aos 91 anos em seu apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ziraldo, conhecido por sua contribuição inestimável à literatura infantojuvenil e ao humor gráfico, morreu enquanto dormia, cerca das 15h.

Criador de personagens emblemáticos como "O Menino Maluquinho" e integrante da "Turma do Pererê", Ziraldo deixa um legado de criatividade e resistência cultural. Além de seu trabalho com literatura infantil, Ziraldo foi uma figura chave na luta contra a censura, sendo um dos fundadores do jornal "O Pasquim" durante a ditadura militar no Brasil, espaço que usou para exercer sua crítica política afiada e engajada.

Recentemente, em outubro, quando completou 91 anos, Ziraldo foi celebrado em diversas feiras literárias pelo mundo, recebendo uma homenagem especial em um festival literário em Portugal. Na ocasião, foi destacada sua obra "Flicts", uma narrativa sobre a busca de identidade e aceitação através da história de uma cor. Em 2022, quando celebrou seus 90 anos, o artista foi homenageado com projeções no Cristo Redentor e uma festa organizada pelo Instituto que leva seu nome, reunindo admiradores de sua vasta obra.