Apocalipse da internet: Enorme tempestade solar pode desligar a internet por meses em 2024

A tempestade solar, um fenômeno natural, envolve a ejeção de massa coronal do Sol

Apocalipse da internet: Enorme tempestade solar pode desligar a internet por meses em 2024

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Peter Becker, professor da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, trouxe uma previsão alarmante sobre um possível "apocalipse da internet" em 2024. Segundo ele, uma tempestade solar de grandes proporções, prevista para acontecer antes do esperado, poderá causar danos significativos a sistemas tecnológicos globais, incluindo a internet.

Becker, que é especialista no desenvolvimento de sistemas de alerta sobre atividades solares, observa que estamos entrando numa fase de maior atividade solar, conforme relatado pelo site Insider Paper. Esta seria a primeira vez na história que uma elevada atividade solar coincide com a dependência humana da internet.

Os estudos iniciais do Ciclo Solar 25 indicavam uma atividade solar intensa apenas em julho de 2025. Contudo, o cientista sugere que a fase mais crítica da tempestade ocorrerá no próximo ano. A tempestade solar, um fenômeno natural, envolve a ejeção de massa coronal do Sol. Caso essa massa se direcione à Terra, poderá afetar nosso campo magnético, com um aviso de apenas 18 a 24 horas de antecedência.

O impacto de tal evento não se limita apenas à internet. A rede elétrica, cabos de fibra ótica, sistemas de navegação como GPS, satélites e equipamentos de comunicação também estão em risco. Os danos causados por uma tempestade solar deste calibre podem levar meses para serem reparados.