Barco encalhado em praia de Santa Catarina é removido após quase um mês

O prejuízo é estimado em R$ 1,5 milhão

Barco encalhado em praia de Santa Catarina é removido após quase um mês

Divulgação / @grupo_da_pescaria_rincao

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Nesta quinta-feira (16), o barco de Itajaí que estava encalhado na Praia do Torneiro, em Santa Catarina, desde o dia 25 de janeiro, começou a ser removido.

O processo de desmontagem do barco, que foi interrompido devido à maré alta, deve continuar na próxima semana.

De acordo com o proprietário da embarcação, Michel Xavier, os trabalhos só podem ser executados com a maré baixa, já que está sendo utilizada uma escavadeira para quebrar a estrutura e, posteriormente, retirar as madeiras. Cerca de 12 pessoas participaram da remoção do barco, que teve um prejuízo estimado em R$ 1,5 milhão.

O barco de Itajaí encalhou por volta das 3h da manhã, quando retornava de uma viagem do Rio Grande do Sul. Na embarcação, haviam oito tripulantes, que não sofreram ferimentos.

A Marinha do Brasil, que enviou uma equipe de Inspeção Naval ao local para identificar a embarcação e o proprietário e notificá-lo para que procedesse com a retirada, informou que, na época, não foram constatados indícios de poluição hídrica e que as causas, circunstâncias e possíveis responsáveis pelo encalhe serão apurados por meio de um inquérito administrativo instaurado pela DelLaguna.

A remoção do barco da Praia do Torneiro encerra um capítulo importante de um incidente que chamou a atenção do país e que mobilizou esforços da Marinha do Brasil e de moradores locais para minimizar os riscos ambientais e restaurar a beleza natural da praia.