Ciclone pós-chuvas pode trazer rajadas de 140km/h em Santa Catarina

Ventos fortes estão previstos para atingir Santa Catarina entre o fim desta quarta-feira (12) e o início da quinta-feira (13)

Ciclone pós-chuvas pode trazer rajadas de 140km/h em Santa Catarina

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Ventos fortes estão previstos para atingir Santa Catarina entre o fim desta quarta-feira (12) e o início da quinta-feira (13), de acordo com as previsões meteorológicas. O fenômeno é causado por um ciclone extratropical, que deve ser seguido por uma queda brusca nas temperaturas devido à chegada de uma massa de ar frio. As regiões da Serra, do Sul e da Grande Florianópolis estão no centro das atenções dos especialistas.

Espera-se que as chuvas, que marcam os últimos dias, diminuam na quinta-feira. A melhora nas condições climáticas deve ocorrer à medida que o ciclone se afasta para alto mar.

Ronaldo Coutinho, especialista em meteorologia, salienta que a chegada das tempestades e dos ventos intensos é prevista para o início da noite de quarta, ganhando força ao longo da madrugada de quinta. O município de Rancho Queimado, na região alta da Grande Florianópolis, e a Serra são as áreas de maior preocupação.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

"Por volta das 21h ou 22h, teremos rajadas de 100 km/h. Em locais como Rancho Queimado, São Bonifácio e Anitápolis, a velocidade do vento pode variar de 70 a 100 km/h. Na Ilha, as rajadas devem atingir de 50 a 80 km/h. No período mais crítico, que é pela manhã, a borda da Serra pode ser atingida por rajadas de até 140 km/h", detalha Coutinho.

O alerta de vento forte também foi emitido pela Defesa Civil de SC. Segundo o órgão, o aumento na intensidade dos ventos começará pelo Oeste, expandindo-se para as áreas centrais do estado. Durante a madrugada e ao longo da quinta-feira, os planaltos e o litoral devem sofrer com ventos ainda mais fortes.

"Esperamos que, durante este período, a média do vento nas áreas marcadas em amarelo seja de 20 a 40 km/h, com rajadas de 60 a 90 km/h. Nas áreas em laranja, a média do vento pode alcançar os 50 km/h e, em alguns momentos, as rajadas devem ultrapassar os 100 km/h na quinta-feira", afirma a Defesa Civil.

A Defesa Civil de Florianópolis também lançou um aviso para a população sobre os ventos fortes que devem atingir a cidade entre quarta e quinta-feira. O alerta é especialmente direcionado para as pessoas em situação de rua, que terão maior atenção dos serviços sociais, e para os pescadores, que são desaconselhados a se aventurarem mar adentro.

"Com ondas de até 4 metros de altura, o mar estará muito agitado, apresentando perigo para embarcações, pescadores, banhistas e surfistas. A Secretaria de Assistência Social estará reforçando os serviços de abordagem, resgate e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade", destaca o órgão da capital.

Em caso de emergências, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil através do número 199.