Crianças ingerem plástico na merenda e preocupa pais e responsáveis em Florianópolis

O incidente aconteceu quando uma pequena tampa do liquidificador, utilizada para preparar a refeição, caiu no alimento durante o processo de centrifugação

Crianças ingerem plástico na merenda e preocupa pais e responsáveis em Florianópolis

Imagem Ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Um incidente preocupante ocorreu na Creche Sérgio Grando, localizada no Morro do Céu, em Florianópolis, nesta sexta-feira (30). De acordo com informações da prefeitura da cidade, crianças foram expostas a farelo de plástico na merenda.

O incidente aconteceu quando uma pequena tampa do liquidificador, utilizada para preparar a refeição, caiu no alimento durante o processo de centrifugação. O problema só foi notado pelos professores após encontrar os farelos na comida.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Como medida preventiva, a prefeitura contratou emergencialmente os serviços pediátricos do Hospital de Caridade, a unidade mais próxima da comunidade Morro do Céu, para auxiliar caso haja necessidade de atendimento.

Foi orientado que, em caso de qualquer sintoma, como dor abdominal, as famílias devem contatar o serviço de telemedicina Alô Saúde Floripa. Esse serviço irá direcionar os pais para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com atendimento preferencial ou para o Hospital de Caridade.

Além disso, a prefeitura se comprometeu a providenciar quaisquer consultas ou exames emergenciais, seja na rede privada ou pública, caso haja necessidade.

Nos próximos dias, a Secretaria de Educação iniciará uma investigação sobre o ocorrido para apurar responsabilidades e aprimorar o treinamento nas cozinhas escolares. Nutricionistas da rede de educação, que monitoram toda a merenda escolar das unidades, também estão em alerta.

O site oficial do Ministério da Saúde alerta que, ao comer ou inalar plástico, a substância pode ser absorvida por vários órgãos, danificando as células ou desencadeando reações inflamatórias ou imunológicas. As pequenas partículas de plástico podem ainda ser uma fonte de contaminação por outros organismos indesejados.