Dia do Socorrista: Um herói da linha de frente conta sua história em Tijucas

"Servir a sociedade é muito mais do que um sonho"

Dia do Socorrista: Um herói da linha de frente conta sua história em Tijucas

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

No Dia do Socorrista, celebrado hoje, 11 de Junho, conversamos com Alex Alves, um dedicado profissional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que atua nas cidades de Tijucas e Camboriú.

Alex, que decidiu se tornar socorrista após conhecer o atendimento pré-hospitalar durante o serviço militar entre 2000 e 2007, nos conta sobre os desafios e gratificações de sua escolha profissional.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

"O maior desafio são os custos com viagens para cursos, especializações, aquisição de materiais e equipamentos que, por muitas vezes, saem do próprio orçamento do socorrista", compartilha Alex. No entanto, esses obstáculos não diminuem a satisfação de fazer a diferença na vida das pessoas.

Ele recorda uma experiência marcante, quando atendeu a uma menina de 9 anos atropelada em frente à sua escola em Tijucas. "Foi gratificante saber posteriormente que ela saiu ilesa, apenas algumas escoriações... Fizemos o possível tecnicamente para atendê-la e na cena nossa ambulância estragou, mas estávamos em conjunto com os bombeiros que puderam ajudar no transporte", relata.

Alex também aborda a questão do estresse emocional, especialmente em situações envolvendo crianças. "Controle emocional é a base para o atendimento", diz ele.

Para Alex, o Dia dos Socorristas é um reconhecimento à imensurável oportunidade de fazer o bem a alguém. Ele gostaria que as pessoas soubessem que os socorristas sentem uma enorme gratidão por poderem ajudar. "Entramos na privacidade das pessoas, nas suas casas, tendo a vida de um ente querido em nossas mãos", enfatiza.

Sobre a preparação para a função, Alex compartilha que ele e seus colegas estudam constantemente e buscam atualizações, treinando em diversas áreas para prestar um atendimento de excelência. "A atividade fim é o APH, mas treinamos em diversas outras áreas para fazer um trabalho de excelência para a vítima", conclui.

Em meio às celebrações do Dia do Socorrista, é essencial recordar o compromisso, a dedicação e o sacrifício que profissionais como Alex Alves fazem diariamente para salvar vidas. Hoje, agradecemos a todos os socorristas por seu serviço incansável.