"Ganhei beijinho do Flávio Dino na testa": influencers comemoram reunião no STF

A iniciativa teve como objetivo aproximar a justiça da sociedade por meio de rodas de conversa com influenciadores digitais

"Ganhei beijinho do Flávio Dino na testa": influencers comemoram reunião no STF

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na manhã desta quinta-feira (23), o Supremo Tribunal Federal (STF), em parceria com o TikTok, realizou um evento intitulado “A Justiça falando a sua língua”, no Sesi Lab, em Brasília. A iniciativa teve como objetivo aproximar a justiça da sociedade por meio de rodas de conversa com 14 influenciadores digitais.

O evento contou com a presença de juristas e criadores de conteúdo digital, que discutiram sobre a linguagem jurídica e formas de torná-la mais acessível à população. “A proposta deste encontro é aproximar a Constituição e o Supremo das pessoas que estamos servindo. Por isso, precisamos conversar com quem conversa com a sociedade”, afirmou Aline Osorio, secretária-geral do STF, ao lado de Fernando Gallo, diretor de Políticas Públicas do TikTok no Brasil.

Primeira rodada de conversas

A primeira roda de conversa, intitulada “Comunicar para educar: como aproximar a justiça das pessoas”, contou com a participação do presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, e do professor e influenciador João Luiz Pedrosa. Gabriela Prioli, mediadora dos debates, destacou a importância de o mundo jurídico aprender a falar a “língua” das pessoas, dada a diversidade do Brasil. “Quando somos propositalmente inacessíveis às pessoas, esse é um ato violento”, opinou.

O ministro Barroso ressaltou a importância de não temer as inovações, como as plataformas digitais, e de se adaptar a novas formas de comunicação para influenciar positivamente a juventude. João Pedrosa, por sua vez, falou sobre como a experiência pública nas redes sociais impacta a realidade e a necessidade de democratizar o conhecimento.

Segunda rodada de conversas

A segunda parte das conversas teve como tema “Direitos e cidadania: como a justiça impacta a sua vida” e contou com a participação do ministro Flávio Dino, do STF, e da influenciadora e advogada especialista em crimes de gênero Fayda Belo. Fayda compartilhou sua experiência de explicar o direito de forma clara nas redes sociais, destacando que a linguagem deve incluir e não excluir.

O ministro Flávio Dino comentou sobre o desafio da comunicação no Judiciário e a importância de explicar o direito de maneira compreensível. “A comunicação é um critério de legitimação. Por isso, é preciso explicar o direito, especialmente aquilo que não conseguimos fazer”, afirmou.

Visita ao STF

À tarde, os 14 influenciadores visitaram o prédio do Supremo e acompanharam a primeira parte da sessão plenária, conhecendo mais sobre a história e o funcionamento da Corte. O grupo de influenciadores, que juntos somam 14,872 milhões de seguidores no TikTok, inclui Andressah Catty, Cristian Wari’u, Fayda Belo, Gabriela Prioli, Ivan Baron, Janaína Bastos, Jerson Filho, Júlia Costa, João Luiz Pedrosa, João Pedro Rangel, Kleiton Ferreira, Patrícia Shimano, Thiago Gomide e Victor Marinho.