Governador Jorginho Mello e Exército firmam acordo para ponte provisória entre Porto Belo e Itapema

A instalação da ponte ficará a cargo da 5ª Região Militar do Exército, responsável pelo estado de Santa Catarina

Governador Jorginho Mello e Exército firmam acordo para ponte provisória entre Porto Belo e Itapema

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, assinou um termo de cooperação com o Comando do Exército Brasileiro nesta terça-feira, 19 de setembro, objetivando a construção de uma ponte provisória sobre o Rio Perequê, ligando as cidades de Porto Belo e Itapema. O acordo visa restabelecer o tráfego na região, atualmente interrompido devido à condição precária da estrutura original.

O ato de assinatura contou com a presença do General Anisio David de Oliveira Junior e do Tenente-Coronel Jéferson Flores Retori, comandante do 5° Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5° BE Cmb Bld), além do Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Coronel Luiz Armando Schroeder Reis.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

A instalação da ponte ficará a cargo da 5ª Região Militar do Exército, responsável pelo estado de Santa Catarina. As equipes de engenharia do Exército farão uso de um modelo Logistic Support Bridge (LSB) para permitir a retomada da circulação na área, enquanto se planeja a construção de uma ponte permanente.

"O Exército Brasileiro tem excelentes quadros e uma competência espetacular para atuar nesse tipo de engenharia que permitirá a volta de um dia a dia mais normal para as cidades", destacou o Governador Jorginho Mello.

O termo de cooperação é um desdobramento de uma reunião ocorrida em 21 de março deste ano, em Brasília, entre o governador e o chefe do departamento de engenharia e construção do Exército, General Viana. Na ocasião, Jorginho Mello solicitou o apoio da corporação para a montagem de uma estrutura provisória.

A iniciativa ocorre em um contexto crítico para a região, uma vez que a Prefeitura de Itapema já havia decretado situação de emergência em virtude do estado da ponte.