MST convoca “companheirada” para luta e invasões em Santa Catarina

Após serem expulsos de uma área de 600 hectares, o líder do MST convoca membros para nova mobilização

MST convoca “companheirada” para luta e invasões em Santa Catarina

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Vilson Santin, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em Santa Catarina, fez um chamado à "companheirada" para mobilização contra o que ele classifica como "repressão do estado fascista e canalha". Ele exortou seus aliados a se reunirem na BR 280, no pré-assentamento denominado terranvível, para apoiar as famílias em luta.

"Os companheiros, companheiras de luta, amigos e amigas, a partir de agora, amanhã, segunda, para se mobilizarem, para irem para cá no Índias, lá na BR 280, no pré-assentamento terra viva, para dar o apoio às famílias que estão em luta e recebendo toda essa repressão nojenta desse governo fascista, autoritário, canalha que temos aqui no estado de Santa Catarina", disse Vilson Santin.

Ele também explicou a ocupação realizada pelos membros do MST em uma área de 600 hectares em Canoinhas, afirmando que a terra é parcialmente de domínio público. "Hoje pela manhã foi feita uma ocupação, lá em Canoinhas, numa área que é do proprietário particular, mas dentro do latifúndio tem 600 hectares, que é a área da União, área pública. Então a ocupação foi para pressionar o Inca, para chamar a atenção, para que se encontre onde é essa área pública e que essa terra seja colocada para a reforma agrária", pontuou Santin.

Santin relata que as forças de segurança chegaram ao local com um policiamento ostensivo, incluindo cavalaria, e iniciaram o despejo dos ocupantes. "Estão fazendo uma repressão terrível para as famílias. As famílias vão recuar para o acampamento, comunicar e alertar e chamar a atenção da companheirada em geral, da amiga, amigos aliados do MST, que nessa manhã, essa madrugada, hoje pela manhã foi feita uma ocupação, lá em Canoinhas", concluiu ele.