Pescadores enfrentam o frio e garantem uma grande captura de tainha em Balneário Camboriú

As baixas temperaturas marcaram o início da abundância de tainhas nas praias do Litoral catarinense

Pescadores enfrentam o frio e garantem uma grande captura de tainha em Balneário Camboriú

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

As baixas temperaturas marcaram o início da abundância de tainhas nas praias de Balneário Camboriú, atraindo muita atenção dos pescadores locais. Nesta semana, os lanços de pesca realizados na praia de Taquaras foram particularmente produtivos, com uma captura de 170 tainhas na quarta-feira (15) e impressionantes 562 tainhas em três lanços no dia seguinte.

Jair Euflorzino, um dos pescadores, expressou seu entusiasmo com o início promissor da temporada: "Elas estão chegando. O peixe já está bonito e bem saboroso. São só as primeiras de muitas que virão, se Deus quiser."

A Temporada de Pesca da Tainha, que se estende de 1º de maio até 31 de julho, está sendo apoiada pela Prefeitura de Balneário Camboriú e pela Polícia Militar. Além disso, a Fundação Cultural e a Secretaria do Meio Ambiente colaboram com a Colônia de Pescadores Z-7 para fornecer infraestrutura, orientações e fiscalização necessárias.

Este ano, foram feitas melhorias na infraestrutura para aumentar o conforto dos pescadores artesanais. Dez pontos de pesca, conhecidos como ranchos, foram estabelecidos ao longo das praias do município. Na Praia Central, três ranchos receberam dois contêineres cada, incluindo instalações sanitárias, e duas tendas de apoio. Nas Praias Agrestes, tendas de apoio foram instaladas em Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho, com um banheiro químico disponível em Taquarinhas.

Durante a temporada, é proibido o uso de jet skis, lanchas rebocadoras e embarcações motorizadas na orla das praias, assim como o emprego de redes de pesca do tipo feiticeira, de malha, cilibrim e fisgas, para garantir uma prática sustentável e segura da pesca.