Superlua encanta Florianópolis com espetáculo celeste sobre a ponte Hercílio Luz

A próxima lua cheia que estará ainda mais próxima da Terra ocorrerá em 25 de novembro de 2034

Superlua encanta Florianópolis com espetáculo celeste sobre a ponte Hercílio Luz

Divulgação / Andre Martins

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Uma espetacular superlua iluminou o céu de Florianópolis, a capital de Santa Catarina, na noite de terça-feira (1). O fotógrafo André Martins conseguiu capturar o momento mais impressionante, quando a Lua estava sobre a icônica Ponte Hercílio Luz, um ponto turístico de quase um século de existência.

Uma superlua é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua está a no mínimo 90% de sua aproximação máxima à Terra, o perigeu. Nessa condição, o nosso satélite natural aparenta ser mais amplo e luminoso no céu. Em geral, superluas são mais brilhantes e parecem maiores que as luas cheias comuns, devido à sua proximidade com a Terra, embora as diferenças nem sempre sejam evidentes a olho nu.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

O Centro Espacial Nacional do Reino Unido afirma que, durante uma superlua, o satélite pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia típica no apogeu, o ponto de sua órbita mais distante da Terra.

A superlua de terça-feira também é conhecida como "lua do esturjão". Este nome deriva de uma antiga tradição das tribos indígenas dos Estados Unidos, que perceberam que os grandes peixes de água doce eram mais facilmente capturados nos Grandes Lagos durante esta época do ano, segundo o The Old Farmer's Almanac.

Segundo a Associted Press, a superlua estava a uma distância de 357.530 quilômetros da Terra.

Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, lembra que a superlua mais próxima da Terra desde 26 de janeiro de 1948 aconteceu em 14 de novembro de 2016, quando a Lua estava a 356.509 quilômetros de distância de nosso planeta. Ela antecipa que a próxima lua cheia que estará ainda mais próxima da Terra ocorrerá em 25 de novembro de 2034.

Josina acrescenta: “Os observadores do céu poderão notar uma lua mais brilhante do que outras luas cheias. Este fenômeno poderá ser observado em todas as regiões do planeta, desde que o clima permita".