Logo Jornal Razão
Publicidade

Frio histórico em SC: Serra Catarinense registra o 7 de Setembro mais gelado em 72 anos

Termômetros chegaram a -5,9°C no Caminhos da Neve, em São Joaquim; marca ocorre em meio ao avanço de um El Niño que pode ser o mais intenso desde 1950.

Frio histórico em SC: Serra Catarinense registra o 7 de Setembro mais gelado em 72 anos
Foto: Reprodução
Publicidade

São Joaquim amanheceu coberta pela geada nesta segunda-feira (7) e registrou temperaturas negativas em diferentes pontos do município. No Caminhos da Neve, os termômetros chegaram a -5,9°C durante a madrugada.

Conforme o painel da Epagri/Ciram, a estação localizada no Caminhos da Neve marcou -5,94°C por volta das 4h. O equipamento pertence à Prefeitura de São Joaquim e integra a rede de estações monitorada pelo órgão estadual.

Publicidade

Em outra estação, identificada como São Joaquim–Cruzeiro e administrada pela Epagri, a mínima foi de -3,89°C, valor que corresponde a aproximadamente -4°C.

Geada cobriu campos e propriedades rurais na Serra catarinense na madrugada desta segunda-feira. Crédito: Reprodução/Redes sociais

Segundo levantamento divulgado pela Climaterra, esta foi a menor temperatura registrada em um dia 7 de setembro nos últimos 72 anos em São Joaquim. O recorde anterior seria de -3°C, observado em 1973.

A comparação considera a série histórica local iniciada em 1955. A própria Epagri informa que os levantamentos referentes a São Joaquim utilizam dados de estações convencionais desde aquele ano e de equipamentos automáticos a partir de 2011.

Apesar disso, os valores precisam ser apresentados de forma separada. A marca de -5,9°C no Caminhos da Neve e o registro próximo de -4°C na estação da Epagri foram obtidos em locais diferentes.

Publicidade

As variações ocorrem por causa da altitude, do relevo, do vento e das características de cada ponto de monitoramento. Por isso, duas estações dentro do mesmo município podem registrar temperaturas diferentes durante a mesma madrugada.

Massa de ar polar provocou queda nas temperaturas

O frio intenso foi provocado pelo avanço de uma massa de ar polar sobre Santa Catarina. A condição já havia sido prevista pela Epagri/Ciram, que alertou para mínimas entre -5°C e -8°C nas áreas mais altas do Planalto Sul durante o amanhecer desta segunda-feira.

Com o tempo mais seco e a baixa temperatura, houve formação de geada ampla. Campos, cercas, veículos e telhados ficaram cobertos por uma camada de gelo em diferentes pontos da Serra catarinense.

A queda das temperaturas foi registrada principalmente nas áreas serranas, embora o frio tenha alcançado outras regiões do Sul do Brasil durante o feriado de 7 de Setembro.

Publicidade

Frio recorde não contradiz avanço do El Niño

O episódio acontece poucos dias depois da divulgação de novas projeções sobre o El Niño. Na segunda-feira, 31 de agosto, a Epagri/Ciram informou que o fenômeno já estava configurado e apresentava sinais de fortalecimento.

O El Niño, no entanto, não começou naquela data. Seu retorno foi oficializado em junho de 2026, após o aquecimento persistente das águas do Oceano Pacífico Equatorial.

Na atualização de agosto, a Epagri projetou que o fenômeno poderá alcançar intensidade muito forte durante a primavera e permanecer ativo até o início do outono de 2027.

Já um boletim conjunto divulgado pelo Inmet, INPE e outros órgãos federais apontou probabilidade superior a 90% de um El Niño muito forte durante o trimestre de setembro, outubro e novembro.

A NOAA, agência meteorológica dos Estados Unidos, calcula ainda uma probabilidade de 69% de que o atual episódio supere a intensidade dos demais eventos registrados desde 1950. A projeção considera o trimestre de outubro a dezembro.

Isso não significa, porém, que o recorde já esteja confirmado. A intensidade máxima do fenômeno ainda depende da evolução das temperaturas do Pacífico nos próximos meses.

Também não existe contradição entre um El Niño muito forte e uma madrugada de frio histórico em Santa Catarina. O fenômeno altera as probabilidades de chuva e as médias de temperatura durante períodos mais longos, mas não impede a entrada ocasional de massas de ar polar.

Para Santa Catarina, a previsão indica chuva acima da média durante a primavera, especialmente em outubro e novembro. As temperaturas também devem ficar acima da média no conjunto do trimestre, embora setembro ainda possa registrar episódios de frio, geada e até neve isolada nas áreas mais altas.

Publicidade
Publicidade
Grupo de WhatsApp · Tempo real

Santa Catarina no seu WhatsApp

As manchetes do dia chegam antes de você abrir o site.

Entrar no grupo
+48 mil catarinenses já acompanham