Um policial rodoviário federal com 20 anos de corporação gravou um vídeo neste domingo (30) para negar que a PRF tenha multado motoristas por para-brisa quebrado durante a blitz montada em Biguaçu na noite de sábado (29). Ele chamou de mentiroso o motorista que fez o relato ao deputado estadual Sérgio Guimarães (União Brasil) e cobrou uma nova retratação do parlamentar.
“É mentira. Não teve multa nenhuma de para-brisa trincado”, afirmou. Segundo o agente, a fiscalização no km 193 da BR-101 tinha foco em embriaguez ao volante e a equipe interrompeu o trabalho assim que foi acionada para ajudar as famílias atingidas pelo granizo. “Imagina, multar para-brisa trincado depois de uma chuva de granizo. Isso é insanidade.”
Ele contou que cobrou explicação do comando da PRF em Santa Catarina antes de se manifestar publicamente. “Eu pedi no nosso grupo, onde está o nosso chefe máximo aqui de Santa Catarina, eu falei: por favor, inspetor, nos diga se isso é verdade”, relatou. A resposta, segundo ele, confirmou que nenhuma autuação por vidro danificado foi aplicada.
ASSISTA AO VÍDEO

“Faz outro que eu quero ver”
O policial também criticou o vídeo em que o deputado respondeu à nota oficial da PRF e recusou fazer retratação. Para ele, o tom não resolveu. “Não gostei da retratação. Não gostei. Pode melhorar. Você não é bravinho assim, eu te conheço pessoalmente”, disse.
Na avaliação do agente, o caminho seria o parlamentar assumir publicamente que não checou a informação antes de publicar. “É digno falar assim: errei, errei de não ter checado antes, de perguntar, é verdade?”, afirmou. E encerrou com uma provocação direta: “Faz outro que eu quero ver”.
Ele argumentou ainda que o vídeo ganhou tração não pela existência da blitz, mas pela informação que circulou junto com ela. Segundo o policial, a operação buscava motoristas embriagados numa das regiões com trânsito mais violento do país e a repercussão acabou construída sobre um dado falso.
O que diz a nota oficial
A Superintendência da PRF em Santa Catarina já havia divulgado nota oficial no mesmo sentido. O documento afirma que a fiscalização havia começado 15 minutos antes da chegada do deputado, flagrou um motorista sem CNH e outro sem cinto de segurança, e não aplicou nenhuma multa por para-brisa quebrado.
A nota diz ainda que a corporação lamenta que perfis propaguem “informações mentirosas, tiradas de contexto e de teor nitidamente sensacionalista” sobre a atuação da PRF “em troca de likes e engajamento em redes sociais”.
O deputado respondeu em vídeo e descartou retratação. “Quem tem que fazer a retratação com o povo de Biguaçu são vocês, por aquela blitz infeliz embaixo do viaduto”, afirmou. Ele sustentou que motoristas relataram ter sido multados e disse que, se não houve autuação, melhor: “Mas isso não tira o desastre dessa blitz embaixo do viaduto, numa situação de calamidade em Biguaçu”.
A discussão começou quando o parlamentar gravou a fiscalização a poucas centenas de metros do ponto onde a Defesa Civil distribuía lonas. O temporal de granizo atingiu Biguaçu no fim da tarde de sábado, arrancou telhados inteiros em poucos minutos e levou mais de mil pessoas à sede da Defesa Civil, no bairro Universitário.
O prefeito Alexandre Martins de Souza (Podemos) anunciou que vai decretar situação de calamidade pública. Em Florianópolis, a prefeitura decretou situação de emergência na região Norte da Ilha, com pelo menos 700 famílias atingidas, e a Defesa Civil de Santa Catarina mantém aviso de temporais até a madrugada de terça-feira (01).
Acompanhe a cobertura completa
- PRF acusa ‘mentira e sensacionalismo’ de deputado que flagrou blitz minutos após chuva de granizo em Biguaçu
- Motoristas com para-brisa quebrado pelo granizo teriam sido multados em blitz da PRF em Biguaçu
- Moradores lotam a sede da Defesa Civil de Biguaçu após temporal castigar a cidade
- Florianópolis distribui lona a 700 famílias após o granizo e Itajaí alerta para duas frentes frias
- SC fecha comportas de barragens e emite novo alerta para inundação, granizo e deslizamentos














