
Imagem Ilustrativa
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Em um fenômeno climático inédito desde 1924, a cidade de Urussanga, situada no Sul de Santa Catarina, registrou uma temperatura de 40 ºC nesta segunda-feira (18), às 14h. O recorde histórico foi confirmado por Márcio Sônego, climatologista da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), que monitora as condições climáticas da região desde a instalação da primeira estação meteorológica.
Para contextualizar a gravidade da situação, Sônego apontou que a média de temperaturas máximas para o mês de setembro na cidade é de apenas 24 ºC. Isso significa que os termômetros nesta segunda-feira marcaram uma temperatura 16 ºC acima do que seria considerado normal para a época.
Não foi apenas Urussanga que enfrentou condições climáticas extremas. Criciúma, outra cidade catarinense, também alcançou temperaturas elevadas. Por volta do meio-dia, os termômetros chegaram a impressionantes 40,8 ºC, inserindo a cidade na lista das temperaturas mais altas registradas este ano.
O climatologista também adiantou que a região poderá experimentar mudanças bruscas no clima ainda hoje. Quando o vento mudar para a direção Sul, a velocidade pode atingir até 50 km/h. Embora o dia tenha começado com calor extremo, são esperadas pancadas de chuva passageiras ao cair da noite.