Alerta vermelho para a Grande Florianópolis: chuva intensa e deslizamentos

O alerta mais recente da Defesa Civil, por volta das 6h44 deste domingo, alerta para chuva persistente, de intensidade moderada a forte, com alagamentos e risco de enxurradas para as regiões da Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí nas próximas 2 horas.

Alerta vermelho para a Grande Florianópolis: chuva intensa e deslizamentos

Diversas ocorrências estão sendo registradas na Grande Florianópolis e Defesa Civil emitiu novos alertas

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A situação prevista pelo Inmet e Defesa Civil de Santa Catarina se confirmou e a chuva já provoca diversos alagamentos em todo o estado, sobretudo na Grande Florianópolis. No último alerta laranja divulgado pela DC, por volta das 5h da manhã deste domingo, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Governador Celso Ramos, São João Batista e Tijucas estão em atenção redobrada para alagamentos e chuva persistente.

ATENÇÃO: Receba as atualizações gratuitamente pelo WhatsApp em tempo real. Clique aqui e entre no grupo do Jornal Razão!

Durante a madrugada deste domingo, equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas em várias cidades para resgates, buscas e salvamento. Casas estão sendo invadidas pela água, numa repetição do terror dos últimos anos, como é o caso de Biguaçu, onde uma pessoa acamada foi retirada de sua casa pelo CBMSC.

No início da manhã deste domingo, a Defesa Civil passou a emitir até mesmo alertas vermelhos para cidades da região da Capital. Por volta das 02:20, o aviso foi para Canelinha, Antônio Carlos, Garopaba e São José, informando risco elevadíssimo para deslizamentos de terra nestes municípios. Outro alerta vermelho foi divulgado para Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas, também por conta de deslizamentos de terra.

O alerta de menor intensidade, ou seja, na cor laranja, foi emitido para Angelina, Camboriú, Florianópolis, Gaspar e Governador Celso Ramos.

Canelinha foi, por sua vez, a cidade onde mais choveu nas últimas 24h em toda SC. De acordo com dados apurados pelo Jornal Razão, foram 130mm no último levantamento, divulgado por volta de 2h da madrugada. Praia Grande vem logo em seguida com 108mm e São João Batista em 3° lugar, com 95mm.

Outros dados da Defesa Civil indicam que, durante a madrugada a chuva permaneceu persistente no Litoral, associada à circulação marítima, que foi intensificada por instabilidades em médios níveis da atmosfera, resultando em volumes acumulados altos, que nas últimas 6h chegaram a 99mm em Antônio Carlos, 103mm em Águas Mornas e 118mm em Santo Amaro da Imperatriz. Entre o Meio-Oeste e o Planalto Sul, a chuva ocorreu na forma de pancadas provocada pelas perturbações em médios níveis da atmosfera.

Nas próximas horas se mantém a condição para chuva moderada a forte entre a Grande Florianópolis e o Baixo Vale do Itajaí ao mesmo tempo em que a chuva na forma de pancadas isoladas com trovoadas avança a partir do Extremo Oeste catarinense. O risco permanece alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas e muito alto para deslizamentos, nas áreas litorâneas e moderado para ocorrências associadas às trovoadas no interior do estado, conforme avisos emitidos pela SDC/SC.

Os ventos de quadrante Leste, provocados por um sistema de alta pressão no oceano, deixa o mar agitado no Litoral de Santa Catarina. O aviso da Defesa Civil vale para o período entre sábado (13) e domingo (14). O risco é moderado para ocorrências como erosão costeira. O órgão recomenda que sejam evitadas atividades como pesca e navegação.

Em caso de ocorrências, a população pode pedir ajuda pelos telefones 199, da Defesa Civil, ou 193, do Corpo de Bombeiros.