DIVUGAÇÃO
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
O último monitoramento aéreo da Área de Proteção Ambiental (APA) das baleias-francas, realizado no domingo (10), registrou oito fêmeas acompanhadas de seus filhotes ao longo do litoral sul de Santa Catarina.
A maior concentração de baleias foi identificada em Laguna, com seis delas localizadas nas praias do GI, Cigana e Galheta. Já em Garopaba, uma mãe e seu filhote foram avistados na Praia do Siriú.
O litoral catarinense é reconhecido como um berçário natural para as baleias-francas. O rastreamento desses mamíferos é realizado através das calosidades em suas cabeças, que funcionam como uma espécie de "impressão digital", possibilitando a identificação individual ao longo das temporadas.
As atividades de monitoramento começaram em Florianópolis e se estenderam até Araranguá. Esta iniciativa faz parte do Programa de Monitoramento das Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba, em parceria com o Grupo Acquaplan e o ProFranca/Instituto Australis.
Além dos sobrevoos, são mantidos pontos de observação nas praias do Porto e Ribanceira, com o objetivo de coletar dados que contribuam para ações de conservação e garantam a migração segura das baleias, reduzindo os riscos causados por atividades humanas, como a navegação e o turismo.