Um ciclone extratropical em alto mar, associado a uma frente fria, trará instabilidade climática para Santa Catarina neste fim de semana, a partir deste sábado (8). O Extremo Oeste, Litoral Sul e a Grande Florianópolis serão as áreas mais atingidas por chuvas volumosas, trovoadas e rajadas de vento, com temperaturas máximas ficando abaixo de 22°C.
A chuva deve começar a cessar nas áreas mais próximas à divisa com o Rio Grande do Sul durante a tarde e a noite, porém, os ventos mudando de direção do norte para o sul, com rajadas de 30 a 60 km/h, mantêm o risco baixo a moderado para incidentes relacionados ao mau tempo, como alagamentos e deslizamentos pontuais.
O mar agitado no litoral catarinense, com ondas de 1,5 a 2,5 m e picos de até 3,0 m, traz a possibilidade de ressaca, especialmente no Litoral Sul e na Grande Florianópolis Litorânea.
No domingo (9), a umidade do mar se deslocando em direção ao leste de Santa Catarina, em conjunto com uma área alongada de baixa pressão e umidade vinda da Amazônia, favorece a variação de nuvens com períodos de sol e possibilidade de chuva isolada. Em áreas litorâneas, a chuva pode ocorrer a qualquer momento, enquanto em outras regiões é mais provável entre a tarde e a noite.