Com comportas fechadas em barragem, Defesa Civil de Taió alerta para enchente

Atualmente, a barragem está com todas as suas sete comportas fechadas

Com comportas fechadas em barragem, Defesa Civil de Taió alerta para enchente

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Nesta segunda-feira (30), coordenador da Defesa Civil de Taió, Jonata Retke, concedeu informações atualizadas sobre a situação hidrológica da região. Segundo Retke, o nível do rio na cidade tem potencial para subir nas próximas 4 a 6 horas, em decorrência das chuvas que atingiram a área montante do Rio do Campo. Nas últimas duas horas, o índice pluviométrico chegou a cerca de 27 milímetros, o que influenciará na elevação do nível do rio.

"Estamos trabalhando com uma previsão de cota de enchente entre 8 e 9 metros. Tudo vai depender de como o rio vai se comportar a partir de agora", explica Retke.

Atualmente, a barragem está com todas as suas sete comportas fechadas. "A barragem foi fechada no final da semana passada para acomodar o aumento previsto no nível das águas. Ela está cumprindo seu papel de segurar a água", afirma o coordenador.

O nível do rio no centro da cidade chegou a subir para 7,90 metros, afetando algumas ruas próximas à praça. "O rio já entrou em recessão e está atualmente em 6,64 metros. No entanto, devido às chuvas recentes, ele começará a subir novamente", alerta Retke.

Segundo Retke, as equipes da Secretaria de Obras e da Defesa Civil já estão de prontidão. "Vamos intensificar nossas ações mais para a parte da madrugada, pois a previsão é que o nível do rio suba gradualmente", diz ele, acrescentando que atualizações serão postadas de hora em hora no site e aplicativo da Defesa Civil, que estão amplamente divulgados para o público.

"Nosso foco é manter a população informada e segura. Continuaremos monitorando a situação e repassando informações", conclui Jonata Retke.

Mantendo a seriedade da situação, as autoridades locais reforçam a importância de seguir as orientações e estar atento às atualizações para garantir a segurança de todos.