Espetáculo: Chuva de meteoros ilumina céu de SC

Apesar do céu nublado, a madrugada deste domingo (13) foi marcada pela visibilidade de três meteoros da chuva Perseidas, fenômeno que não deve retornar ao céu brasileiro até 2147

Espetáculo: Chuva de meteoros ilumina céu de SC

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na madrugada do último domingo (13), as câmeras de monitoramento de Monte Castelo, no norte catarinense, registraram a passagem de três meteoros da chuva Perseidas, que puderam ser vistos em todo o território nacional. A observação aconteceu entre 4h30 e 5h30, apesar do céu nublado e da neblina que surgiu no final da madrugada, interferindo no horário ideal para a observação na região.

Segundo o astrônomo amador Jocimar Justino, esses corpos celestes fazem parte do cometa Swift-Tuttle, que entrou na parte interna do Sistema Solar pela última vez em 1991 e não deve reaparecer no céu brasileiro até 2147.

O fenômeno deste domingo foi notável por ser parte da chuva de meteoros Perseidas, cujo pico ocorreu neste final de semana no Brasil, permitindo a visibilidade de até 100 meteoros por hora. Além disso, o cometa Swift-Tuttle, associado aos meteoros vistos, tem um núcleo de 26 quilômetros, mais do que o dobro do tamanho do asteroide que causou a extinção dos dinossauros.

A chuva de meteoros continuará até o dia 24 de agosto, mas com menor intensidade, e será seguida por mais eventos astronômicos no segundo semestre de 2023, incluindo seis chuvas de meteoros, dois eclipses e uma superlua. Os entusiastas do céu em Santa Catarina e em todo o Brasil têm muitos espetáculos celestiais a esperar nos próximos meses.