Filhote de cachorro se transforma em lobo-guará ameaçado de extinção e ganha novo lar em SC

Animal foi recolhido pelo serviço ambiental e levado para o zoológico

Filhote de cachorro se transforma em lobo-guará ameaçado de extinção e ganha novo lar em SC

DIVULGAÇÃO / Zoo Pomerode

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Um filhote de cachorro que parecia brincalhão e peludo foi encontrado nas ruas de Minas Gerais e adotado por uma família amorosa. Porém, após quatro meses, a aparência mudou e descobriu-se que se tratava de um lobo-guará, uma espécie ameaçada de extinção.

Devido à natureza selvagem do animal, ele precisou ser recolhido e levado ao Zoo Pomerode, em Santa Catarina, onde vive em um habitat especialmente projetado para atender às necessidades de sua espécie.

A bióloga educadora Jenifer Kroth explicou que o lobo-guará nunca aprendeu a buscar alimento, abrigo e se defender, tornando-se uma presa fácil se fosse deixado sozinho. No zoo, ele vive em um espaço com árvores frutíferas, arbustos, toca, lago e outros elementos da natureza, além de receber uma dieta cuidadosamente selecionada.

Atualmente, o lobinho compartilha seu habitat com uma lobo-guará fêmea adulta, o que é importante para ajudá-lo a desenvolver ainda mais seus instintos. A espécie é conhecida como o "semeador do cerrado" por espalhar sementes quando se alimenta de frutos, tornando-se uma espécie de extrema importância para a biodiversidade e para a natureza.

O lobo-guará foi levado ao Bioparque Zoo Pomerode, que é uma unidade referência nacional no acolhimento e atendimento de espécies ameaçadas de extinção ou retiradas de situações de risco há mais de 90 anos.