Divulgação / Juan Todescatt-NSC TV
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
A cidade de Taió, situada no Alto Vale do Itajaí, vive momentos de tensão e mobilização. Após uma breve trégua das chuvas na manhã deste domingo (15), os moradores tentam recuperar o que podem, mesmo com a prefeitura aconselhando o contrário devido às previsões de mais temporais.
Embora o nível da água tenha começado a baixar, ainda há áreas alagadas e comunidades isoladas. A prefeitura orienta que os residentes evitem retornar às suas casas e recomenda que os comerciantes retirem móveis e materiais danificados para coleta pela Secretaria de Obras. No entanto, alguns moradores têm aproveitado os períodos sem chuva para limpar suas propriedades e tentar resgatar pertences.
A paisagem da região é marcada por lama, entulho e um clima de apreensão. O principal rio do município está com nível de 9,66 metros, e a barragem local opera com 105% de sua capacidade, com seis comportas fechadas e uma aberta.
A Defesa Civil alerta que o mau tempo deve retornar ainda neste domingo, com as maiores precipitações esperadas para segunda (16) e terça-feira (17). Os acumulados de chuva podem chegar a 100 milímetros em algumas áreas, incluindo o Grande Oeste, Planaltos e o próprio Alto Vale do Itajaí.