Rio Itajaí-Açu em Blumenau pode ultrapassar 10 metros e alcançar marca recorde da década

No total, cerca de 120 moradores buscam refúgio em abrigos espalhados pela cidade

Rio Itajaí-Açu em Blumenau pode ultrapassar 10 metros e alcançar marca recorde da década

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Neste domingo (8), a tranquilidade momentânea dos moradores de Blumenau foi interrompida. Após registrar uma queda em seu nível por horas, o Rio Itajaí-Açu voltou a se elevar, trazendo renovadas preocupações para a comunidade. De acordo com informações da Defesa Civil local, estima-se que o rio possa alcançar a marca dos 10,50 metros até as 2h desta segunda-feira (9). Se confirmada, esta será a elevação mais significativa desde 2013.

No decorrer do sábado (7) à noite, a cidade já havia entrado em alerta de enchente, quando o nível do rio superou a cota de 8 metros. O apogeu ocorreu nas primeiras horas do domingo, com a marca atingindo 9,49 metros. Após esse momento, houve um recuo, mas o aumento foi retomado no fim da tarde.

Desde o intensificar das chuvas, na quarta-feira (4), a Defesa Civil local já registrou 268 ocorrências, das quais 146 correspondem a deslizamentos. Os bairros mais afetados são Progresso e Velha, onde os estragos são mais evidentes.

No total, cerca de 120 moradores buscam refúgio em abrigos espalhados pela cidade, buscando segurança diante do avanço das águas.

As previsões meteorológicas indicam que as chuvas, nos dias seguintes, devem ser menos intensas. Isso alimenta as esperanças da Defesa Civil de que a situação possa ser contida e regularizada.

Em decorrência da atual situação, a Prefeitura de Blumenau anunciou a suspensão das aulas na rede municipal nesta segunda-feira (9), mas projeta que tudo volte à normalidade na terça-feira (10).