Santa Catarina enfrenta manhã de domingo gelada com temperaturas abaixo de zero

As autoridades alertam para o risco moderado a alto relacionado ao frio intenso

Santa Catarina enfrenta manhã de domingo gelada com temperaturas abaixo de zero

Foto: São Joaquim Online

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A manhã deste domingo trouxe um cenário gelado para todo o estado de Santa Catarina, com temperaturas variando drasticamente entre as regiões. Às 9h, os termômetros na Serra Catarinense registravam valores entre -2°C e 4°C, destacando um dia especialmente frio para a região. No Grande Oeste, Planalto Norte e Grande Florianópolis Serrana, as temperaturas variavam de 1°C a 8°C, enquanto nas demais áreas do estado, os termômetros marcavam entre 6°C e 14°C.

Os ventos, de fraca intensidade, apresentavam rajadas que chegavam a cerca de 25 a 30 km/h nas áreas costeiras e nas regiões de maior altitude no interior. As imagens de satélite revelam a presença de nevoeiros nas áreas próximas aos cursos d’água no Grande Oeste, em pontos altos da Serra e em outras áreas de forma mais pontual.

Para as próximas horas, as condições climáticas devem se manter estáveis. A maioria das regiões experimentará tempo firme, mas a nebulosidade persistirá, especialmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, abrangendo trechos do Grande Oeste, Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana, onde há a possibilidade de chuviscos.

Na Serra, especialmente nos pontos mais altos, embora o ambiente esteja relativamente mais seco em comparação ao dia anterior, a possibilidade de ocorrência de neve ou outros tipos de precipitação invernal, como graupel ou chuva congelada, não está totalmente descartada. A combinação de temperaturas extremamente baixas e condições atmosféricas pode levar a essas precipitações.

As autoridades alertam para o risco moderado a alto relacionado ao frio intenso. A população deve estar atenta a possíveis desconfortos térmicos, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e riscos de hipotermia. Além disso, o mar permanece agitado entre o Litoral Sul e a região de Florianópolis, com risco moderado para ocorrências associadas a esse estado agitado das águas.