Semana será de tempo firme em Santa Catarina

A segunda-feira iniciou com sol em todo o estado

Semana será de tempo firme em Santa Catarina

Foto Ricardo Wolffenbüttel/SECOM

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O fim de semana em Santa Catarina foi marcado por um clima estável, graças a uma massa de ar seco e frio. Essa tendência deve continuar ao longo da semana, com predominância de céu limpo na maioria das regiões, elevando as temperaturas durante as tardes. Contudo, o calor e a umidade podem resultar em pancadas de chuva nos finais de tarde, especialmente no Litoral e no Grande Oeste. Vamos conferir o que esperar para os próximos dias:

Segunda-feira (25): Sol com Possibilidade de Chuvas Isoladas

A segunda-feira iniciou com sol em todo o estado, embora com maior presença de nuvens no Litoral e áreas próximas devido à circulação marítima. No decorrer da tarde e início da noite, o aquecimento, a umidade e a passagem de uma frente fria podem ocasionar chuvas no Litoral, acompanhadas por trovoadas em partes do Litoral Norte e Médio e Baixo Vale do Itajaí. As temperaturas máximas variam entre 27 e 32°C na maioria das regiões, com exceção do Planalto Sul, onde oscilam entre 23 e 26°C. O vento é fraco, mudando de direção ao longo do dia, e o mar apresenta ondas de leste/sudeste entre 1,0 e 1,5m.

Terça-feira (26): Maior Presença de Sol e Temperaturas em Elevação

Na terça-feira, a umidade diminui, proporcionando maior presença de sol em todo o estado. Apesar disso, no Litoral e áreas próximas, as nuvens podem persistir. As temperaturas mínimas variam entre 9 e 15°C no Meio-Oeste e nos planaltos, e de 15 a 20°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas aumentam, com máximas variando entre 23 e 25°C na Serra e entre 27 e 32°C nas demais áreas. O vento varia de sul a sudeste, predominantemente fraco, com exceção do Litoral, onde pode ser moderado. O mar apresenta pouca agitação, com ondas de sudeste entre 1,0 e 1,5m.

Quarta-feira (24): Calor e Possíveis Pancadas de Chuva no Grande Oeste

Na quarta-feira, as temperaturas continuam subindo, com a presença predominante de sol. Durante a tarde, o calor combinado com a umidade pode ocasionar o aumento de nuvens em todo o estado. Existe a chance de pancadas isoladas de chuva, especialmente no Grande Oeste. As temperaturas mínimas variam entre 10 e 14°C no Planalto Sul, Meio-Oeste e Planalto Norte, e entre 15 e 21°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam entre 27 e 32°C na maioria das áreas. O vento sopra de leste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas nas áreas altas e no Litoral Sul.

Quinta e Sexta-feira (28 e 29): Sol entre Nuvens e Possibilidade de Pancadas de Chuva

Tanto na quinta-feira como na sexta-feira, o sol aparece entre nuvens em todo o estado, contribuindo para a elevação das temperaturas, que ficam próximas a 30°C em todas as regiões. No entanto, durante as tardes e noites, a combinação de calor e umidade pode resultar em pancadas de chuva e temporais isolados, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas.