Tartarugas são encontradas mortas em praia do Litoral Norte de SC

Motivação, aparentemente, foi uma rede de pesca irregular

Tartarugas são encontradas mortas em praia do Litoral Norte de SC

Reprodução

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Praia da Barrinha, em Barra Velha, no Litoral Norte, foi palco de uma cena triste na última terça-feira (16): 12 tartarugas da espécie Chelonia mydas, conhecida como tartaruga-verde, foram encontradas mortas, aparentemente devido a uma rede de pesca irregular. Esta situação alarmante foi tratada pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), mantido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

A maioria das tartarugas encontradas eram juvenis, uma característica comum nas praias de Santa Catarina. Durante o resgate, um dos animais ainda estava vivo e foi imediatamente encaminhado para tratamento veterinário na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, localizada em Penha.

Ao chegarem ao local, os moradores se depararam com uma rede de pesca irregular, onde os animais ficaram presos e se afogaram. Apesar do grave estado dos animais, alguns sobreviveram e foram devolvidos ao mar.

O resgate e atendimento rápido da tartaruga viva foram cruciais. Ela recebeu medicação e tratamento adequado para suas lesões causadas pela rede de pesca. A equipe médica permanece em estado de alerta até que o animal esteja estável o suficiente para ser transferido para uma instituição especializada em reabilitação e soltura de animais marinhos.

Em adição, a equipe do PMP-BS realizou coleta de dados biométricos das tartarugas mortas para identificação da espécie. "Elas passarão por exames de necropsia, que investigarão lesões viscerais que podem indicar a causa da morte", explicou a equipe do projeto.

As análises finais, que incluirão exames anatomopatológicos e histopatológicos, deverão ser concluídas em aproximadamente 30 dias. Estes exames ajudarão a confirmar ou descartar possíveis alterações celulares que possam ter contribuído para o trágico incidente.