Moradores de Florianópolis testemunharam um espetáculo da natureza nesta sexta-feira (26). Várias trombas d’água foram avistadas simultaneamente no mar, especialmente nas regiões dos Ingleses e Santinho. Este fenômeno, embora incomum, ilustra as poderosas interações atmosféricas que ocorrem acima de nós.
As trombas d’água formam-se quando correntes de ar quente carregadas de umidade ascendem rapidamente, encontrando-se com o ar frio e seco nas camadas superiores da atmosfera. Em Florianópolis, a combinação de um clima ameno com estas correntes vindas do mar propicia o cenário perfeito para a ocorrência das trombas.
Especialistas da empresa @conexao_geoclima explicam que um vórtice ciclônico em altos níveis está atuando na região há alguns dias. Este vórtice cria condições ideais para o desenvolvimento de sistemas convectivos intensos. Quando esses sistemas se combinam com outros fatores atmosféricos, o resultado pode ser a impressionante formação de trombas d’água, como as observadas pelos moradores.