Zebra filhote nasce em zoológico de Santa Catarina, evento raro no Brasil

Zoológico também celebra nascimento de ave em perigo de extinção

Zebra filhote nasce em zoológico de Santa Catarina, evento raro no Brasil

Reprodução/ Visor Notícias

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Zoo de Pomerode, em Santa Catarina, celebra o nascimento de uma zebra filhote, um evento considerado raro no Brasil devido ao pequeno número de casais reprodutivos da espécie no país. Atualmente, o zoológico abriga quatro zebras, incluindo a mãe e a recém-nascida.

A fim de garantir um parto natural, a equipe do zoológico adotou diversas medidas, como aproximar o casal em seu habitat e monitorar constantemente o bem-estar dos animais. A bióloga responsável, Priscila Weber Maciel, informa que a gestação da mãe durou 12 meses e, durante esse período, foram tomados cuidados especiais para preservar a saúde da mãe e do filhote.

A zebrinha vem se desenvolvendo bem, alimentando-se de leite materno e, recentemente, de capim, alfafa e ração. Mãe e filhote foram alocadas em uma área anexa ao ambiente das zebras, permitindo seu desenvolvimento e cuidados maternos sem interferência dos outros animais.

Zoológico também celebra nascimento de ave em perigo de extinção

Além do nascimento da zebrinha, o Zoo de Pomerode comemorou outro evento importante em março: o nascimento de uma jacutinga, espécie de ave ameaçada de extinção. Com a nova ave, o zoológico agora conta com cinco jacutingas, que podem ser observadas pelos visitantes no recinto de imersão Paraíso das Aves.

A jacutinga é conhecida como "semeadora de florestas" por ajudar na dispersão de sementes em seu habitat natural, a Mata Atlântica.