O prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL), arrancou com as próprias mãos cartazes contra o senador Flávio Bolsonaro (PL) que estavam colados em uma praça da cidade e jogou os papéis em uma lixeira. A cena foi gravada e publicada por ele nas redes sociais nesta sexta-feira (9), a 16 dias do segundo turno da eleição presidencial. No vídeo, o prefeito chama os responsáveis de “turma de vagabundo” e pede que os moradores façam o mesmo.
“Essa turma de vagabundo aqui, ó, pro lixo”, diz Robison logo na abertura, enquanto joga um papel amassado em um contêiner. Em seguida, ele aparece diante de uma estrutura metálica coberta de papéis e arranca os cartazes um a um.
Um deles traz o nome de Flávio Bolsonaro em uma tarja preta e a frase “Governo do pai: Brasil no mapa da fome”. Outro, com uma estrela vermelha, diz “Você que é progressista. Só perdemos quando não lutamos” e chama para um ato neste sábado (10), às 15h, com saída do IFSC de Itajaí.
“Cê arranque isso aí”
Na gravação, o prefeito atribui a colagem a uma minoria. “Infelizmente, tem uma turma de vagabundo, uma minoria aqui na cidade, até porque o Flávio fez a grande maioria dos votos aqui em Itajaí. Provavelmente são aqueles que invadem terra, aqueles que não trabalham, que começaram a colar cartaz em áreas públicas”, afirma.

Robison diz que a prefeitura vai atrás dos autores. “Isso aqui a gente vai procurar identificar quem são, porque tem uma lei aqui em Itajaí que penaliza esse tipo de vagabundo, que faz esse tipo de coisa aqui sujando, deteriorando a cidade”, declara. Ele não cita no vídeo qual é a lei nem o valor da multa.
O recado final é para o eleitor do senador. “Você que é de direita, você que vai votar no Flávio Bolsonaro, quando cê ver esse tipo de coisa colada em poste, cê arranque isso aí. Não deixa essa turma, essa petezada, se criar aqui na nossa cidade, querendo sujar, querendo danificar, querendo deteriorar patrimônio público”, diz. O vídeo foi publicado com a frase “Aqui não”.
Cartazes se espalham pela cidade
Não é o primeiro registro. Na quinta-feira (8), um leitor do Jornal Razão gravou cartazes com a frase “Flávio Bolsonaro: não deixa voltar” colados em postes do Centro de Itajaí. Aquele material não trazia nome de partido, coligação, CNPJ nem tiragem.
Nas imagens publicadas pelo prefeito também não é possível ver quem assina os cartazes nem quem fez a colagem. A ligação com o PT é feita por Robison no vídeo.
A frase sobre o mapa da fome se refere ao governo de Jair Bolsonaro, pai do candidato. O Brasil voltou ao Mapa da Fome da ONU no relatório divulgado em 2022, com dados de 2019 a 2021, e saiu da lista em 2025.
O que diz a lei eleitoral
A Lei das Eleições (9.504/1997) proíbe propaganda eleitoral de qualquer natureza em bens públicos e de uso comum, como postes, praças e equipamentos urbanos. Quem descumpre é notificado para retirar o material e pode pagar multa de R$ 2 mil a R$ 8 mil. A mesma lei exige que todo impresso de campanha traga o CNPJ ou CPF de quem confeccionou e de quem contratou, além da tiragem. Propaganda anônima é vedada.
Qualquer eleitor pode denunciar propaganda irregular pelo aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, ou ao Ministério Público Eleitoral.
Disputa acirrada no 2º turno
No primeiro turno, no domingo (4), Flávio Bolsonaro terminou na frente, com 47,03% dos votos válidos, contra 45,16% do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em Santa Catarina, a diferença foi bem maior: o senador fez 66,7% dos válidos, contra 25% do presidente. A primeira pesquisa PoderData do segundo turno mostra Flávio com 53% dos votos válidos e Lula com 47%.
O segundo turno está marcado para 25 de outubro.
© Jornal Razão. Reprodução permitida com crédito e link para a matéria original: jornalrazao.com/politica/prefeito-itajai-robison-coelho-arranca-cartazes-contra-flavio-bolsonaro























