URGENTE: Mais um prefeito catarinense é alvo de operação por suspeita de corrupção

Este caso soma-se a outros incidentes recentes, elevando para 18 o número de prefeitos detidos no estado em apenas um ano e dois meses

URGENTE: Mais um prefeito catarinense é alvo de operação por suspeita de corrupção

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em mais um episódio registrado no cenário político de Santa Catarina, uma operação policial foi deflagrada visando a apuração de suspeitas de corrupção e irregularidades em contratos. Na manhã de hoje, agentes da Polícia Civil realizaram buscas e apreensões na cidade de Santo Amaro da Imperatriz. Um dos alvos é o prefeito Ricardo Lauro da Costa (MDB).

Este caso soma-se a outros incidentes recentes, elevando para 18 o número de prefeitos detidos no estado em apenas um ano e dois meses, todos sob investigação por ações de corrupção e fraudes em licitações. As operações, coordenadas pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), revelam um padrão de má conduta na gestão pública estadual.

Em janeiro, o prefeito de Ponte Alta do Norte, Ari Bagúio (PL), foi preso na operação "Limpeza Urbana", que identificou um esquema de direcionamento de contratos e pagamento de vantagens indevidas no setor de limpeza urbana. O MP detalha que este esquema gerou um prejuízo estimado em R$ 100 mil aos cofres públicos.

Adicionalmente, a operação "Travessia" resultou na prisão do prefeito Douglas Elias Costa (PL) de Barra Velha, investigado por suposto desvio de verbas destinadas à construção de uma ponte. O MP aponta a existência de um conluio entre agentes públicos e empresários para inflacionar custos e desviar recursos.

A operação "Mensageiro" destaca-se pelas suas proporções, tendo implicado 16 prefeitos em um esquema de propinas ligadas à gestão de resíduos, envolvendo pagamentos substanciais para favorecimento em licitações e execução de contratos superfaturados.

Este conjunto de ocorrências ressalta desafios persistentes no combate à corrupção em Santa Catarina, evidenciando a necessidade de vigilância contínua e de mecanismos efetivos para assegurar a integridade na administração pública.