Os Voluntários do Corpo de Bombeiros de Concórdia foram acionados para atender a um caso de engasgamento envolvendo um recém-nascido. O incidente ocorreu na tarde de quinta-feira (20), por volta das 14h45, no bairro Petrópolis.
A mãe do bebê ligou para a central de emergências, sendo atendida pelo bombeiro Darlan. Desesperada, ela relatou que seu filho de 35 dias, prematuro, estava com dificuldade para respirar devido a um engasgo com leite materno.
Imediatamente, Darlan instruiu a mãe a realizar a técnica de “tapotagem” nas costas do bebê, a fim de desobstruir as vias aéreas. Simultaneamente, os bombeiros Oro e Stefanie dirigiram-se à casa da família em uma viatura.
Apesar das instruções fornecidas, a mãe não conseguiu liberar as vias respiratórias da criança. Então, Darlan solicitou que ela realizasse, além das tapotagens, massagens cardíacas no bebê.
As duas manobras surtiram efeito e o recém-nascido retomou a respiração. Quando a viatura chegou à residência, os bombeiros verificaram que o bebê já estava consciente. No entanto, mãe e filho foram encaminhados ao Hospital São Francisco para uma avaliação médica mais detalhada.